Quais são os piores vulcões do mundo?

Perguntado por: amoura2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Lista dos 10 Vulcões mais perigosos do Mundo

PosiçãoNome da RochaPaís
1Caldeira de YellowstoneEstados Unidos
2Monte VesúvioItália
3PopocatépetlMéxico
4SakurajimaJapão

A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.

3. A princesa Iztaccíhuatl. Outro dos vulcões mais perigosos do mundo fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan: o Iztaccíhuatl.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

vulcão Yellowstone

Pesquisadores publicaram na revista “Science” um estudo que mostra novas descobertas sobre o vulcão Yellowstone. Este vulcão é considerado um dos mais perigosos do mundo e uma eventual erupção do Yellowstone seria uma das piores catástrofes da humanidade.

O Mauna Loa ocupa pouco mais de cinco mil quilômetros quadrados do Havaí, aproximadamente. É um gigante. E seu tamanho colossal lhe garantiu o posto de maior vulcão do mundo.

Países com maior número de vulcões ativos
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

Vulcão Amazonas

Acredite se quiser: o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil! O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos!

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Caso da Indonésia
Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. A erupção ocorrida liberou uma força equivalente a 200 megatoneladas. Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis.

“Supervulcões produzem 1.000 quilômetros cúbicos de erupção. O Krakatoa produziu 2% disso”, diz a vulcanóloga Rosaly Lopes-Gautier, da Nasa. No mundo todo, há algo entre 5 e 10 vulcões desse tipo. “Estão espalhados por Ásia, América do Sul, América do Norte e Nova Zelândia.

Dentro de um vulcão
Envolta por montanhas, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, esconde a origem curiosa. Está localizada em um planalto de formação vulcânica, que surgiu há pelo menos 80 milhões de anos. As riquezas que a cidade guarda puderam ser conferidas de perto pela equipe do Terra da Gente.

Angicos (Brasil) - Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabuji, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.

Há no mundo vulcões ativos geograficamente que estão mais próximos do Brasil, como o Vulcão do Fogo, na Guatemala, e o Pico do Fogo, em Cabo Verde. Ainda assim, a erupção de nenhum deles é considerada perigosa para o país latino.

Os mais recentes não se manifestaram na área continental, mas em regiões oceânicas, originando ilhas pertencentes ao Brasil no Atlântico, incluindo Fernando de Noronha. Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.