Quais são os piores sentimentos do mundo?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Confira a lista dos principais sentimentos negativos segundo pesquisas recentes:

  • raiva,
  • medo,
  • hostilidade,
  • desespero,
  • frustração,
  • ódio,
  • falha e.
  • ciúme.

São elas:

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativos, como a tristeza, o medo, a hostilidade, a frustração, a raiva, o desespero, a culpa ou o ciúme.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva.

E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Ao sentir nojo, a tendência é que a pessoa tente se afastar do objeto ou situação e podem surgir reações fisiológicas como náusea, ânsia e vômito. Esta emoção pode surgir de uma série de estímulos diferentes, como um cheiro ruim, uma visão desagradável ou até mesmo um gosto.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

Sentimentos como raiva, rejeição, desprezo, eterna insatisfação, angústia, medo, sentimento de inferioridade, ódio, vingança, prazer com a dor do próximo (já que se você não puder ter alegria, ninguém mais também pode ter essa chance)…

Um sentimento é considerado negativo quando provoca uma sensação de mal-estar, gerando incômodo e desagrado. Alguns sentimentos são indubitavelmente positivos, como a felicidade e a satisfação, e alguns indubitavelmente negativos, como o medo e a frustração.

Habitua-se dividir as emoções em dois grupos: as agradáveis (como a alegria, o entusiasmo, o carinho, o prazer) e as desagradáveis (como a tristeza, a fúria, a mágoa, o medo, a vergonha). Em regra geral, as primeiras são socialmente aceitas e incentivadas.

O amor

O amor é o melhor sentimento que existe e é nele que encontramos toda força, coragem e motivação para tudo em nossas vidas...

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Emoções que podem prejudicar a saúde do corpo. Portanto, doenças psicossomáticas são aquelas causadas ou agravadas por sofrimento psicológico. Não sabendo lidar com suas emoções negativas ou com problemas diários, a pessoa pode desenvolver transtorno de ansiedade, medo descontrolado e paranoias levando a doenças graves ...

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.

Ansiedade e estresse são vilões do sistema digestivo
Quando o indivíduo sofre fortes emoções ou está muito ansioso ou estressado, não só o estômago como todo o sistema digestivo – que vai da boca ao reto – são afetados. Isso ocorre porque o intestino tem o próprio sistema nervoso, ligado ao cérebro por ramificações.

O nojo é uma resposta emocional de rejeição ou repulsa a algo potencialmente contagioso, ofensivo, desagradável ou perigoso.

Seriam, então, quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais.