Quais são os piores cursos?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

As 10 piores profissões

  • Artes,
  • Música,
  • Design,
  • Filosofia,
  • Teologia,
  • História,
  • Educação Física, e,
  • Literatura (Letras).

Faculdades que as pessoas menos se arrependem

  • Criminologia: 72% É uma pessoa curiosa? ...
  • Enfermagem: 69% ...
  • Administração: 66%

Artes, Design, Antropologia, Música e Letras estão entre os piores salários pela revista Forbes. Mas, se você escolher a profissão nestas áreas, a dica é ter calma e perseverança, porque têm muitos casos de sucesso também.

Outras profissões com baixa procura
Algumas delas são: Artes Visuais. Comércio exterior. Gestão comercial.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Entre as profissões em alta para 2023, há uma posição que reúne duas áreas que mais têm empregado e promissoras: tecnologia e engenharia.

Após Arquitetura, Engenharia Química é o curso mais exigente, demandando 19,66 horas por semana, seguido de Engenharia Aeronáutica (19,24 horas), Engenharia Biomédica (18,82 horas) e Biologia Celular e Molecular (18,67 horas).

Os cursos superiores de tecnologia, ou cursos de tecnólogo, existem no Brasil há mais de 40 anos e são a opção mais rápida para quem quer concluir uma faculdade em pouco tempo. A duração média deste tipo de graduação é de dois anos.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

Alto percentual de reprovação também é visto no 3º ano (12,2%), 7º ano (11,7%), 8º ano (9%) e 9º ano (8,2%) do ensino fundamental. Já a evasão é mais expressiva nos anos finais do ensino fundamental - 9º ano (7,7%), 8º ano (4,9%), 7º e 6º ano (4,7%) - e no último ano do ensino médio (6,8%).

A verdade é que existe sim a opção de não fazer um curso superior. Além disso, vale ressaltar que tomar essa decisão não implica necessariamente que você não terá o sucesso profissional que gostaria. Contudo, fazer uma graduação abre portas para diversas oportunidades na carreira.

5 dicas de como estudar durante a faculdade sem se estressar

  1. Organize a sua rotina. ...
  2. Invista em um plano de estudos. ...
  3. Aprenda a priorizar e não procrastinar. ...
  4. Reserve um tempo para os seus momentos de lazer. ...
  5. Tente não comprometer as suas horas de descanso.

Alguns ramos de atuação que oferecem carreiras bem remuneradas são a Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Outras áreas que estão em ascensão e manterão uma alta média salarial devido a alta demanda são a Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo e Gás.

Técnicos. Ocupa o primeiro lugar do ranking, sendo a área onde as empresas mais tem dificuldade em encontrar profissionais para ocupar os cargos. A falta de candidatos se dá em todas as áreas técnicas, desde alimentos e bebidas, passando por áreas de eletrônica e edificações, até automação.