Quais são os piores bairros do Rio de Janeiro?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A partir do último lugar, os três piores bairros cariocas, segundo o IPS, são Cidade Nova, Jacaré e Cidade Universitária.

Jacarezinho

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

Zona Sul. A Zona Sul é composta por bairros como Ipanema, Leblon, Lagoa e Jardim Botânico , que são conhecidos por sua atmosfera cosmopolita e por seus belos morros e praias. Estes bairros são considerados os mais seguros da cidade, e oferecem uma ampla gama de opções de entretenimento, como restaurantes, bares e lojas ...

Na capital, os bairros com maior incidência do crime foram Centro, Bangu, Campo Grande, Madureira e Tijuca.

O bairro Barra da Tijuca é perigoso? O bairro Barra da Tijuca pode ser considerado um bairro de segurança média, com 64% das avaliações de moradores afirmando que é uma região segura. Além disso, 88% dos avaliadores afirmaram que o bairro possui ruas bem iluminadas e 31% avaliaram não ter risco de alagamentos.

Junto a Copacabana e Ipanema, o Leblon é também um lugar da Zona Sul entre os mais procurados e um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro. A alta procura é perfeitamente justificável, pois ele é também um dos mais tranquilos da cidade.

A Favela da Rocinha é um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro, ainda possui muitos traficantes misturados aos moradores. Não vale a visita.

Comando Vermelho (CV).
Mais poderosa facção do tráfico do RJ, com ramificações pelo Brasil, domina vastas áreas nas zonas Sul e Norte — como a Rocinha, o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus. Sob seu jugo estavam 2 milhões de fluminenses, segundo o Geni/UFF, com dados de 2022.

Confira algumas das comunidades no Rio para você visitar quando estiver querendo fugir do convencional.

  1. 1 – Chapéu Mangueira/Babilônia. ...
  2. 2 – Morro dos Prazeres. ...
  3. 3 – Santa Marta. ...
  4. 4 – Morro dos Cabritos/Tabajara. ...
  5. 5 – Vidigal. ...
  6. 6 – Complexo do Alemão. ...
  7. 7 – Favela da Rocinha.

Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi considerada por um site de notícias americano como uma das mais perigosas do mundo. Segundo a reportagem, Copacabana entrou na lista da pesquisa realizada pelo World's Most Dangerous Beaches por causa da violência, conforme mostrou o Bom Dia Rio.

De modo geral, toda a Zona Sul é segura, e é a região mais recomendada para se hospedar. Mas a parte leste e oeste da cidade também são boas opções. Já no centro é um pouco mais perigoso, e pra ser sincero eu nem recomendaria muito pra se hospedar.

Alto índice de desemprego, crescimento da informalidade, especulação imobiliária, falta de política habitacional para população de baixa renda e sistema de transportes coletivos precário são apenas alguns exemplos dos motivos para o crescimento das favelas no Brasil e especificamente no município do Rio de Janeiro.

Conheça os 5 melhores bairros do Rio de Janeiro

  1. Copacabana. Um dos mais conhecidos da cidade e palco da festa de Réveillon mais famosa do Brasil, Copacabana dispensa apresentações. ...
  2. Ipanema. Outro excelente bairro entre os melhores bairros no Rio de Janeiro é Ipanema. ...
  3. Barra da Tijuca. ...
  4. Recreio dos Bandeirantes. ...
  5. Tijuca.

Entre os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro estão: Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa e Barra da Tijuca.