Quais são os piores alimentos para menopausa?

Perguntado por: ugarcia3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os alimentos ruins para menopausa são aqueles gordurosos, processados e ricos em sódio. As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas.

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa

  • Morango;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Mirtilo (blueberry);
  • Brócolis;
  • Couve-flor.

Os fitoestrogênios podem ser encontrados em alguns alimentos como a soja, frutos secos, sementes oleaginosas e cereais, e sua composição é muito semelhante aos estrogênios da mulher e, por isso, o consumo desse tipo de alimentos poderia ajudar a aliviar os sintomas de menopausa como a sudorese noturna, a irritabilidade ...

Sucos para menopausa: frutas vermelhas

  • 1 xíc (chá) de mirtilo;
  • 1 xíc (chá) de framboesa;
  • 1 xíc (chá) de morango frescos;
  • 4 xíc (chá) de água mineral;
  • Raspas de 1 laranja.

Alimentos que auxiliam na menopausa
Leite e derivados: O leite é rico em proteínas e cálcio. Como na menopausa o organismo está com a absorção do cálcio prejudicada, pela queda de estrogênio, consumir leite e derivados ajuda a evitar o enfraquecimento dos ossos, que pode resultar na osteoporose.

Com a queda dos níveis hormonais, o corpo começa a perder massa óssea e, com isso, há maior fragilidade. Em parte, isso também se deve à diminuição da capacidade que o corpo possui de absorver e manter o cálcio. A água morna com limão vem para ajudar justamente nesse momento.

Veja alguns grupos alimentares indispensáveis para a mulher durante a menopausa: Proteínas: ovos, carnes magras (como frango), atum, sardinha, iogurte natural, queijos em quantidades moderadas, feijão, lentilha. Esse grupo é importante para aumentar a saciedade.

5 alimentos que ajudam na reposição hormonal feminina

  • Linhaça. Rica em fibras, a linhaça proporciona sensação de saciedade e ajuda bastante a controlar o peso, que geralmente aumenta durante a menopausa. ...
  • Soja. ...
  • Oleaginosas. ...
  • Inhame. ...
  • Chocolate também ajuda na reposição hormonal feminina.

2 – Evite tomar café
O café para mulheres na menopausa, pode ser prejudicial e intensificar os sintomas. Isso porque ele promove a dilatação dos vasos sanguíneos, além de interferir na atuação da adenosina – hormônio calmante que ajuda a reduzir o stress.

Artralgias – as famosas “dores nas juntas” –, dores musculoesqueléticas e dores difusas são as mais comuns. É isso mesmo: a chegada da menopausa pode causar desconfortos físicos, acentuar dores generalizadas ou ser o gatilho para algumas doenças.

Um estudo descobriu que as ondas de calor moderadas a graves podem continuar após a perimenopausa e durar em média 10 anos. É possível que uma pessoa experimente a menopausa antes dos 55 anos. A menopausa precoce ocorre em pessoas que passam pela menopausa antes dos 45 anos de idade.

- Para amenizar esses sintomas devem-se priorizar alimentos frescos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes e brotos. As oleaginosas, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de gergelim, girassol e os óleos vegetais são boas fontes de vitaminas E, que ajudam a diminuir as ondas de calor - afirma.

As alterações hormonais presentes durante a menopausa, diminuem o metabolismo de energia, favorecendo o acúmulo de gordura na barriga e o estômago alto.

Os fogachos são causados pela dilatação abrupta dos vasos sanguíneos. Com isso, logo após o calor, a mulher pode sentir frio ou suar intensamente. Quando a menopausa está próxima de acontecer, esses calores são mais frequentes, principalmente à noite. Segundo estudos, a duração média de cada fogacho é de 4 minutos.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Em 80% dos casos as ondas de calor da menopausa duram por mais de um ano. Na maioria das vezes, o fogacho dura por dois ou três anos. Entretanto, 25% das mulheres sofrem com calores por mais de cinco anos e cerca de 10% mantém os sintomas até depois dos 70 anos.

Chocolate com pelo menos 70% de cacau em sua composição possui uma substância chamada triptofano, que estimula a produção da serotonina, o hormônio do bem-estar. “Isso ajuda a evitar problemas da menopausa como depressão e ansiedade”.

Apesar de a quantidade de açúcar não causar efeitos graves de imediato no organismo de uma criança, assim como qualquer alimento ultraprocessados, o consumo em excesso e de maneira muito frequente pode ser prejudicial.

“Medidas como dieta saudável e atividade física regular podem atenuar os sintomas da menopausa em até 80%”, diz Domingos Mantelli, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor que costumam acontecer na menopausa. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia.