Quais são os pilares do pensamento educacional?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...

Falado pela primeira vez em 1999, por Jacques Delors, professor político e economista francês, os quatro pilares da educação foram exibidos por meio do relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Unesco. Delors criou o documento com o objetivo de ajudar a mudar o cenário da educação do período.

O computador, sendo utilizado como ferramenta de aprendizagem, alarga a noção de sala de aula e a construção pessoal de conhecimento. Trabalhar com a tecnologia computacional em sala de aula é experienciar as diferentes formas de aprendizagem e buscar nelas o próprio conhecimento.

Aprender a conviver
O pilar incentiva, também, o respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da resolução pacífica de conflitos. Aprender a conviver proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a empatia e melhora a vida social.

dimensões do conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado.”

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Significado de Pilar
substantivo masculino [Construção] Coluna simples que sustenta uma construção; poste, estaca, esteio, pilastra, coluna: prédio com 4 pilares. [Figurado] Sustentáculo moral; base, fundamento: os pilares do cristianismo. [Figurado] O que serve de apoio; suporte: minha mãe é o pilar lá de casa.

Resposta: Os 4 pilares da educação são fundamentados na ideia de permitir o desenvolvimento intelectual, assim como a socialização com os outros indivíduos, pautado no respeito pela diferença, que permeia as práticas desenvolvidas na escola.

São quatro os pilares da eletiva “De bem com a vida”: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

Jacques Delors

Jacques Delors e os Pilares da Educação.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Elaborados em 1999 pelo professor político e econômico francês, Jacques Delors, os 4 pilares regem a educação e determinam o que não pode faltar numa sala de aula. Esses 4 pilares refletem uma educação completa, ou seja, aquela que visa preparar o aluno para a vida em sociedade, tornando-o cidadão.

5 Etapas do processo de aprendizagem

  1. 1 - Compreender. É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento - como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. ...
  2. 2 - Retenção. É quando a informação é fixada na mente da pessoa. ...
  3. 3 - Praticar. ...
  4. 4 - Disseminar. ...
  5. 5 - Criar.

PC – Paralisia Cerebral
possuem plenas condições de frequentar classes regulares em escolas comuns.

Nessa 1ª Edição/2012 foram ofertadas 1.462 vagas aos Professores Coordenadores (PC) e aos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das Diretorias de Ensino da Capital, conforme base CGRH de julho de 2012.

O PC na Escola é uma iniciativa de cunho social da Polícia Civil, executado pelo Grupo de Treinamento Policial (GTP).

1. Aprender a conhecer. É quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações, libertação da ignorância.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Esta classificação, baseada em Coll, corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?” (dimensão conceitual); “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental); e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal), com a finalidade de alcançar os objetivos educa- cionais.