Quais são os pilares do autoconhecimento?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

divididos em oito áreas ou oito diferentes aspectos, como nos ensina Di Stéfano: - físico; - emocional; - intelectual; - profissional; - financeiro; - lazer; - relacionamentos (inclui a família); e, - espiritual.

Tempo de Leitura: 15 minutos De acordo com a psicologia, autoconhecimento corresponde ao conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Essa autoconsciência faz com que a pessoa tenha mais controle sobre suas emoções e atitudes, facilitando suas relações interpessoais, sejam elas na vida privada ou no trabalho.

A seguir, trazemos os 5 pilares da inteligência emocional, seu conceito e aplicabilidade na vida pessoal e profissional!

  • Autoconsciência. De modo geral, o comportamento de um indivíduo é guiado pelos sentimentos e valores que ele traz consigo. ...
  • Autorregulação. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Habilidades sociais.

Questione-se sobre as suas qualidade — comunicação e expressão; empatia e relacionamento interpessoal; inteligência prática etc. Ao descobrir os seus pontos fortes, utilize essas habilidades em prol do seu crescimento e busque sempre destacá-las.

Em resumo. Os três pilares do desenvolvimento humano – conhecimento, recursos internos e atitudes e comportamentos – são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

7 técnicas para desenvolver o autoconhecimento

  1. 1 – Ter tempo para si mesmo. ...
  2. 2 – Buscar profissionais qualificados. ...
  3. 3 – Procurar novas vivências e experiências. ...
  4. 4 – Se questionar. ...
  5. 5 – Ser gentil consigo mesmo. ...
  6. 6 – Fazer exercícios de reflexão sobre a sua trajetória. ...
  7. 7 – Entender que esse é um processo contínuo.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. O gerenciamento das emoções é feito a partir do conhecimento delas. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Os quatro pilares são o contexto certo para trabalhar na educação, pois sendo onde tudo acontece na vida dos alunos em seu desenvolvimento, desde aprender a falar corretamente a seu caráter, como respeito e ética para a sociedade em que vivemos, os pilares tem o poder de construir nos alunos sua identidade.

Chegou a hora de conhecer os 5 pilares da vida saudável e ter a resposta para essas perguntas.

  • Sono. O sono é um dos protagonistas no bem-estar, na saúde e na busca por uma vida saudável como um todo. ...
  • Alimentação. ...
  • Atividade física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Convívio social.

Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.

Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.

Melhores práticas para atingir o autoconhecimento:

  1. Medite. Sim, medite. ...
  2. Anote seus principais planos e prioridades. Uma das melhores maneiras de aumentar a autoconsciência é anotar o que você quer fazer e acompanhar seu progresso. ...
  3. Faça testes comportamentais. ...
  4. Pergunte a amigos confiáveis. ...
  5. Receba feedback regular no trabalho.

Todos nós somos movidos por algo ou até mesmo por uma junção de coisas, denominadas Pilares da Vida, que se baseia entre o social, financeiro, saúde e pessoal.

Corpo, mente e alma são o nosso tripé, nossa base de sustentação. Como em uma construção, essas colunas precisam estar firmes e saudáveis a fim de dar o suporte necessário para mantê-la de pé. E assim somos nós, os seres humanos.

Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico. São 3 pilares muito importantes a se ter em mente para entender de uma vez por todas o desenvolvimento sustentável, de uma maneira mais clara e organizada.

Boa leitura!

  1. Não saber quais são seus objetivos. É essencial que você estabeleça devidamente os seus objetivos. ...
  2. Ser imediatista. ...
  3. Não ter prioridades. ...
  4. Culpar os outros. ...
  5. Não procurar ajuda.