Quais são os pilares da resiliência?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Recetividade, flexibilidade e perseverança são as 3 chaves que propomos para levar à prática o aperfeiçoamento quotidiano.

Com a facilidade de ser online, o questionário reúne oito componentes da resiliência, mapeados por meio de pesquisas:

  • autoconfiança;
  • otimismo;
  • busca de apoio;
  • direção com propósito;
  • adaptabilidade;
  • criatividade;
  • orientação para o desafio;
  • controle emocional.

A resiliência – capacidade de enfrentar obstáculos da vida – é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções, controle dos impulsos, otimismo, análise do ambiente, autoeficácia e alcançar pessoas.

O New York Times reuniu alguns elementos para tornar alguém mais resiliente.

  • 1 – Cultive o otimismo.
  • 2 – Reescreva a sua própria história.
  • 3 – Lide melhor com o estresse.
  • 4 – Apoie os outros.
  • 5 – Saia da sua zona de conforto.

Os 7 Cs da resiliência: competência, confiança, conexão, caráter, contribuição, combate e controle.

Embora seja fundamental para nossa recuperação depois de perdas e traumas, a verdadeira resiliência oferece mais do que isso, promovendo bem-estar e uma sensação intrínseca de felicidade, amor e paz.

Quando dizemos que alguém é resiliente significa que essa pessoa é capaz de se adaptar e crescer quando colocada frente à uma crise. Ou seja, consegue se equilibrar emocionalmente para achar caminhos, soluções para as adversidades e, com elas, torna-se mais forte.

A resiliência nos ajuda a navegar pelos acontecimentos e relacionamentos com tranquilidade e confiança. Quando temos certeza de que podemos enfrentar qualquer desventura, independente do seu grau de dificuldade, passamos pelos momentos difíceis com mais facilidade e nos tornamos emocionalmente mais fortes.

Um líder resiliente transmite comportamentos de resiliência em tempos de crise: É confiável e promove a confiança através de um padrão consistente de integridade. Sabe escutar e comunicar – é empático e tem poder de influência. Dedica-se, empenha-se, compromete-se e partilha.

Por exemplo: O resiliente seria aquele que, mesmo quando perde o emprego, morre o amigo, a esposa pede o divorcio, repete na escola, ainda assim, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação às novas realidades. A palavra Resiliência vem do Latim: Resilire, que significa recusar, voltar atrás.

O dom do Espírito Santo e a autossuficiência espiritual nutrem a resiliência espiritual, que é um sinônimo de perseverança. E aqueles que fielmente “[perseverarem] até o fim (…) [terão] vida eterna” (2 Néfi 31:20).

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Algumas dicas para desenvolver a resiliência são:

  1. Ser uma pessoa adaptável. ...
  2. Focar em atitudes assertivas. ...
  3. Aprender com as situações. ...
  4. Procure formas de liberar o estresse e a tensão. ...
  5. Confie em si mesmo. ...
  6. Ter bases de apoio.

Dicas para aumentar a resiliência no dia a dia

  1. Reveja a forma de encarar os problemas. Momentos ruins vão e vem com frequência, metaforicamente dizendo, a vida pode ser comparada a uma montanha russa. ...
  2. Mude a perspectiva. ...
  3. Pratique a gratidão. ...
  4. Inclua atividades físicas. ...
  5. Aprenda com as pessoas.

O ponto-chave na resiliência emocional é compreender em que medida essas emoções nos ajudam ou apenas atrapalham no desenvolvimento de nossas tarefas e relacionamento interpessoal.

O que é Resiliência Espiritual? Podemos defini-la como a capacidade de cair e se levantar várias vezes frente às dificuldades ao longo da vida! Em muitas ocasiões, as flechas são lançadas de uma só vez em nossa direção!

“Um dos sinais de que a resiliência passou do limite é quando você não consegue mais ter discernimento para saber se as metas são realistas ou não, e vai abrindo mão de outras coisas.

A palavra resiliência é muito utilizada para entender o comportamento humano. A Psicologia compreende que a pessoa é resiliente quando torna-se capaz de retornar à forma original ao seu estado de saúde física e mental mesmo quando vivenciou um trauma ou algum momento difícil da vida.

Contudo, em um momento de tanta dificuldade, encontrar forças é, realmente, uma habilidade importante e que pode ser trabalhada para lidar com as adversidades. Em circunstâncias como essas, é necessário, porém, encontrar pessoas que tenham resiliência para estar à frente dessas situações.