Quais são os pilares da música?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Melodia, harmonia e ritmo: os pilares da música.

Os fundamentos básicos da teoria musical são:

  • Melodia.
  • Harmonia.
  • Ritmo.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.

No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Há 3 partes principais de uma canção: o verso, o refrão e a ponte. Como dissemos, estes são os blocos da construção de uma composição. Eis aqui o que cada parte faz.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Dentro de uma música, a harmonia é a combinação de sons para que eles sejam reproduzidos de forma agradável e harmônica entre eles, por isso o nome dado ao conceito. Além disso, a harmonia também é o estudo feito para obter a combinação dos sons, junto com intervalos existentes entre os sons.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros. Este vídeo apresenta de forma rápida os elementos básicos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre.

A linguagem musical é diferenciada e traz o que só se encontra em música, como a harmonia ou a forma musical. Contudo também traz o que existe em uma linguagem qualquer, esta que nos expressamos em diferentes línguas ao redor do mundo. Seja ritmo, tempo, sonoridade, entoação.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

Barros e Braga (1983), afirmam que os componentes da estrutura básica das atividades dos movimentos são: o tempo, o espaço e o ritmo. O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

As melodias são produzidas através da voz humana e de qualquer outro instrumento que produza tons – marimbas, flautas, sintetizadores, guitarras, etc.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Continuar lendo É música ou música?