Quais são os pilares da Gestalt-terapia?

Perguntado por: hmaciel3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

São alguns conceitos básicos da Gestalt-terapia: o ser humano é um ser de relação (relação consigo mesmo, com o mundo, com os outros); totalidade e integração (a pessoa como uma unidade psique-corpo-espírito); o ser humano como unidade indivíduo-meio (o ser humano está constantemente interagindo com limites sociais e ...

As leis básicas da Gestalt são:

  • Semelhança.
  • Proximidade.
  • Continuidade.
  • Pregnância.
  • Fechamento.
  • Unidade.
  • Unificação.
  • Segregação.

oito princípios da Gestalt que são essenciais na área da criação e que estão presentes no cotidiano. Você pode até mesmo notá-los em seu meio, ou aplicá-los sem ter ideia do que representam ou quais suas definições.

A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas. Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”.

As sessões são dinâmicas, seguindo as queixas levantadas pelo cliente. O psicólogo utiliza diversas técnicas, como questionar expressões faciais e corporais ao longo da conversa, para trazer a experiência para o presente, mesmo quando o relato é de algo que já passou ou se há ansiedade pelo que ainda está por vir.

Frederick Salomon Perls, carinhosamente chamado de Fritz Perls, é conhecido como o fundador da Gestalt-terapia. Fritz era capaz de expressar de forma livre sua autenticidade, e sua presença impactante inspirou muitos e incomodou outros. Fato é que se encontrar com Fritz Perls nunca seria uma experiência neutra.

Trata-se da nossa capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes do todo. Assim vemos os objetos em oposição ao fundo. A nossa mente percebe mais rapidamente o elemento quando este está em contraste com o fundo.

A lei do fechamento é uma das mais interessantes. Ela estabelece que o nosso cérebro tende a concluir formas que enxergamos como incompletas, ou seja, se a mente é conduzida pelo encadeamento de uma imagem, ela se torna apta a prever o formato da estrutura.

A Gestalt estuda a nossa percepção em relação ao modo como percebemos algo como um todo antes de notar as partes individuais. Imagine uma árvore. Ao olharmos para ela, enxergamos apenas um único objeto (uma árvore). Só depois que reparamos as partes dela (raizes, galhos, folhas, etc).

A psicologia da Gestalt é uma corrente que se baseia no estudo da percepção onde a pessoa classifica suas percepções como um todo e não apenas como a soma das partes. A teoria da Gestalt destaca as representações mentais que nos seres humanos criamos e reuni percepções através das quais somos expostos.

A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade.

Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.

A reportagem da revista Exame sobre o tipos de terapias — e que serviu de consulta para este artigo — indica que os maiores beneficiados com essa abordagem é aquele indivíduo que quer superar a sensação de estagnação ou tédio.

Já para a Gestalt-terapia, a ansiedade se configura como o estado disfuncional inicial, uma vez que tal abordagem terapêutica se baseia em conceitos como o aqui agora, awareness (algo como dar-se conta, consciência), presença e o movimento de figura fundo.

Ser Gestalt-terapeuta é olhar para o cliente como um todo. É também suspender o julgamento sobre os fenômenos que ele enxerga no cliente. O Gestalt-terapeuta acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades, que permitem que elas façam a melhor escolha possível naquele momento.

Quando a Gestalt deve ser aplicada? A Gestalt deve ser aplicada sempre que possível, ainda mais agora que você entende como ela funciona. Usando teorias gestaltistas no design, você pode gerar soluções alternativas para problemas comuns. Há muito mais informação sobre a Gestalt, este artigo cobre apenas o básico.

DESPERDÍCIO DE TEMPO: Além dessas críticas, o psicólogo Skinner (1977) também questiona a base filosófica da Gestalt, chamada de teoria representacional ou “teoria da cópia” (a ideia de que nossa mente faz cópias do mundo), afirmando que fazer isso seria um desperdício de tempo para o cérebro.

A divergência epistemológica fundamental entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a Gestalt-Terapia se refere ao fato de que a tendência atualizante em Rogers é um conceito metafísico, enquanto que os conceitos de ajustamento criativo, contato, figura/fundo são conceitos que se dão no campo organismo-meio.

A Gestalt-terapia considera o homem em si como um fenômeno, que se revela lentamente, sendo visto como um ser complexo, que a todo o momento se reorganiza de acordo com as suas necessidades, não podendo ser então conhecido completamente, nem com características fixas e imutáveis, e que faz parte de um contexto, um ...