Quais são os personagens principais do livro A Ilha Perdida?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

A obra em si contém poucos personagens, ao todo são 12, eles são: Henrique, Eduardo, Quico, Oscar, Bento, Eufrosina, o Padrinho, a Madrinha, Vera, Lúcia, Simão e Nhô Quim. A história ocorre em 3 lugares basicamente, a fazenda dos padrinhos, no rio e na ilha.

Existe a comunhão perfeita entre o homem e a ilha. Há uma integração por necessidade, mas nunca uma Identificação. O equilibrio que Defoe apresenta é o mesmo equilibrio que se busca hoje, tendo em vista a preservação da natureza. O tema, então, não é novo.

Simão

O aparente antagonista, Simão, é muito mais uma personagem redonda do que necessariamente uma figura que possa ser demonizada pelos leitores.

Sinopse. Este clássico da literatura juvenil brasileira narra as peripécias de Eduardo e Henrique, dois garotos em férias na casa do padrinho, que resolvem explorar uma ilha e acabam descobrindo que ela é habitada por um estranho eremita.

O fim da aventura dos irmãos
Os dois se encontram e começam a contar um ao outro sobre as aventuras vividas naquele lugar. Eduardo, entretanto, se recusa a acreditar que um homem vivia naquela ilha abandonada. Eduardo mostra a Henrique a jangada que naquela altura já estava totalmente construída.

A narrativa aparece marcada pela intenção básica do narrador tradicional de contar uma história interessante sobre uma aventura no interior de uma ilha misteriosa.

Maiandeua, mais conhecida como Algodoal, é uma ilha próxima ao município paraense de Maracanã, com acesso exclusivo por barco, a partir de Marudá, distrito da cidade de Marapanim.

O livro A ilha perdida apresenta foco narrativo em terceira pessoa, ou seja, há narrador observador.

1) a- Henrique e Eduardo foram parar na ilha perdida, pois sonhavam com uma grande aventura. Eles encontraram uma canoa, uma corda meio velha e foram passar um dia na ilha. b- Simão, o misterioso eremita que vivia na ilha perdida decidiu viver isolado da sociedade, pois não concordava com o que via.

A história se passa na época do verão, e foi publicada em 1496, mas o ano certo em que se passa a história eu já não sei.

Técnica. A linguagem utilizada no texto "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, é a padrão.

Resposta: Após serem separados um do outro, o irmão mais velho vira refém de Simão, um eremita que defende a ferro e fogo o isolamento da ilha que habita.

Resposta. Os moradores a chamam de Ilha Perdida! Por ser uma ilha solitária e aparentemente "perdida", em meio as águas do rio.

O que fazia lá? ( Ilha perdida) Resposta : Todavia, Simão era um feroz defensor da ilha e temeu que, com a fuga de Henrique daquele lugar, o garoto espalharia as maravilhas encontradas por ele e seu irmão. Simão decide adotar o menino, tornando-o cativo na caverna onde morava.

128 páginas

brochura, 128 páginas limpas e claras, isentas de riscos, grifos e anotações.

A obra em si contém poucos personagens, ao todo são 12, eles são: Henrique, Eduardo, Quico, Oscar, Bento, Eufrosina, o Padrinho, a Madrinha, Vera, Lúcia, Simão e Nhô Quim. A história ocorre em 3 lugares basicamente, a fazenda dos padrinhos, no rio e na ilha.

Protagonista é o personagem principal da obra. A sua experiencia é o foco da narrativa. A partir da sua perspectiva sobre o conflito da história que julgamos tudo o que acontece durante o enredo. Pode ser um herói (ou anti-herói), podendo existir um ou mais personagens principais.