Quais são os personagens principais da quadrilha junina?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Na primeira noite classificavam-se os três melhores casamentos; na seguinte, as três melhores rainhas; e na terceira, as três melhores quadrilhas, sendo que a final da disputa de rainhas e o casamento ocorriam na mesma noite.

A quadrilha que nós conhecemos surgiu nos salões aristocráticos da França, lá chamada de “quadrille”. Essa dança foi importada inicialmente da Inglaterra, onde é chamada de “campesine”.

O “iter criminis” e a tipicidade do art. 288 do Código Penal - associação criminosa (antigo "quadrilha ou bando") Antes, no Art , 288 do Código Penal , exigia-se a participação de mais de 3 (três) pessoas para a tipificação do delito descrito no código, ou seja, no mínimo 4 (quatro)....

Entre eles, estão Arraiá Zé Testinha, Junina Brilho do Ceará, Cangaço Nordestino, Ceará Junino, Filhos do Sertão, Arraiá do Bairro Ellery, e vários outros.

A quadrilha é uma dança folclórica popular no Brasil realizada durante as Festas Juninas. A quadrilha é uma dança folclórica realizada durante as Festas Juninas, comuns nos meses de junho e julho.

A temática mais comum nas quadrilhas atuais é a do casamento a moda antiga das áreas interioranas do Brasil. Com um tom cheio de comédia e marcado por exageros, o noivo é praticamente obrigado a casar com a noiva, sob a pressão do pai dela e do delegado da cidade.

É marcado pelo som da zabumba, do triângulo e da sanfona. Ele também pode englobar algumas variações, como o xote, o baião e o xaxado, mas cada um com a sua especificidade: Xote – comum, com os passos no estilo “dois pra lá, dois pra cá”. Baião – coreografia com rodopios, balanços e passos marcados.

São as festas juninas, comemoradas nos dias de três santos populares: santo Antônio, são João e são Pedro.

CAMINHO DA ROÇA – em uma fila única, dama à frente de seu parceiro, caminham balançando os braços. por “olha a chuva”, “olha a inflação”, “ponte caiu” entre outros. DESPEDIDA – casais em fila, saem galopando e acenando para o público. Terminando assim a dança de quadrilha de festa junina.

Mas você sabe a origem da quadrilha? Pois bem, ela é originária do baile francês chamado de “quadrille”. O “quadrille” era dançada nos salões da alta aristocracia na cidade de Paris, na França, no período do século XVIII. E, normalmente, nos eventos mais luxuosos os movimentos eram realizados por quatros casais.

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.

A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático. Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo.

4.3 As Quadrilhas terão entre 10 e 20 minutos para a apresentação, já sendo contabilizado o tempo de encenação do casamento. Acarretando perda de 5 pontos caso o tempo não seja cumprido.

Aliás, era o ínclito Ribeiro Pontes (in Código Penal Brasileiro – 1957), que distinguia: “quadrilha é a associação de mais de três pessoas para o fim de cometer crimes nas cidades. Bando é associação de malfeitores, volante, que opera, em geral, nos aglomerados urbanos, disseminados pelo interior”.