Quais são os perigos mais comuns da internet?

Perguntado por: ofrutuoso8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

Como falar sobre os perigos da internet com as crianças?

  1. Estabeleça limites e defina permissões. ...
  2. Crie um ambiente seguro de proteção. ...
  3. Converse sobre os conteúdos da internet. ...
  4. Ensine as crianças a lidar com materiais suspeitos. ...
  5. Encontre conteúdos apropriados para as crianças.

Vírus, golpes e vazamento de dados são apenas alguns dos riscos da internet. E, embora a maioria deles possa afetar qualquer indivíduo online, alguns são particularmente perniciosos para crianças e adolescentes.

Quais os perigos associados às redes sociais para crianças e adolescentes

  1. Cyberbullying. O cyberbullying envolve o uso de tecnologias de comunicação, como as redes sociais, para intimidar ou assediar outras pessoas. ...
  2. Happy Slapping. ...
  3. Grooming. ...
  4. Sextortion. ...
  5. Exposição a conteúdos impróprios.

As pessoas perderam muito da comunicação real ao mudar drasticamente para a comunicação virtual. Aquilo que aproxima pela tela fria da internet, afasta os corações quentes; as pessoas perderam o hábito de interagir com quem está perto para fazer o mesmo com quem está longe.

É um método de ataque, onde alguém usa a persuasão, às vezes abusando da ingenuidade ou do excesso de confiança do usuário, para se obter informações que possam ser utilizadas para acessos não autorizados em ambientes restritos, roubo de senhas, acessos a computadores ou informações sigilosas.

Evite baixar jogos, filmes, músicas etc de fontes ou sites desconhecidos. Tenha muito cuidado com jogos, quizz e testes que você realiza nas redes sociais. Eles podem estar recebendo acesso às suas informações pessoais. Mantenha seu antivírus sempre atualizado.

Porém, o vício em smartphones podem trazer alguns malefícios para a saúde como insônia, complicações oculares, dores musculares, risco de acidentes; problemas psicológicos como dependência, ansiedade, estresse e sofrimento; além de ocasionar problemas no trabalho como erros, atrasos, baixa produtividade e queda no ...

Muitos erros de segurança na internet acontecem simplesmente por falta de atenção, por ansiedade em acessar uma informação ou por desconhecimento das melhores práticas para evitar as ações de hackers.

A segurança na internet compreende uma série de estratégias para proteger atividades e transações realizadas no ambiente virtual. Ao adotar tais estratégias, você se protege de ameaças como invasões de hackers, vírus e softwares maliciosos.

Mas hoje, a internet influenciou, principalmente, na forma como nos relacionamos com as pessoas, nosso trabalho e nossa sociedade. Trocamos mensagens, compartilhamos momentos nas redes sociais, buscamos entretenimento, marcamos encontros, entre dezenas de outras interações on-line.

A pesquisa apontou sintomas como ansiedade, culpa, depressão, incitação ao suicídio, cyberstalking, ciúme, sobrecarga de informações e falta de segurança online, além de potenciais perdas financeiras (confira abaixo a lista completa).

As desvantagens da internet das coisas estão ligadas principalmente à segurança dos dados.

Ter sempre perfis privados nas Redes Sociais. Limitar a informação/dados pessoais nas Redes Sociais. Não aceitar amigos ou seguidores pessoas desconhecidas. Manter os dados e informações pessoais privados ou bloqueados nas Redes Sociais.

A pesquisa, que examinou vinte usuários de redes sociais com diferentes níveis de dependência, identificou alterações nos volumes de massa cinzenta, ou seja, na morfologia cerebral, de regiões específicas do cérebro que estão associadas ao vício.

Principais ameaças à segurança da informação nas empresas e como se proteger

  • Ataques de phishing.
  • Malware.
  • Roubo de dados.
  • Ataques de negação de serviço (DDoS)
  • Engenharia social.