Quais são os perigos dos jogos eletrônicos?

Perguntado por: ofigueiredo4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada.

Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. E isso pode dificultar o aprendizado na escola, os jovens que passam horas em frente ao computador ou televisão se distraem com muita facilidade durante a aula.

O vício em jogos, sendo eles eletrônicos ou de azar, pode ser extremamente problemático para a mente de uma pessoa, mas não só isso! Aquele que desenvolve a dependência de jogos cria hábitos tóxicos, cria problemas de memória, prejudica suas relações, sua rotina e até mesmo sua vida profissional!

Menor controle emocional, baixo limiar de frustrações, falha escolar e desempenho cognitivo prejudicado, também já foram descritos como complicações do uso excessivo de celulares e vídeo games.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

“Os comportamentos influenciam no que se refere às questões emocionais e relacionais. Pessoas que passam horas jogando jogos violentos estão mais propensas a serem mais irritadas, a terem pensamentos mais negativistas, a serem mais imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais”, disse Caroline.

Entre as orientações, estão evitar a exposição de crianças com menos de dois anos às telas, mesmo que passivamente; limitar em até uma hora por dia o consumo de telas por crianças de dois a cinco anos; em até duas horas por dia por crianças entre seis e 10 anos; e em até três horas por o uso de telas e jogos de ...

Games em geral tem ação direta na coordenação motora, capacidade de escolha, facilidade em tomar decisões rápidas e até mesmo na facilidade em socializar. Esses feitos são mais perceptíveis em crianças e adolescentes, mas não quer dizer que os adultos não podem tirar benefícios disso.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

Conheça a seguir os principais sintomas que revelam um vício em jogos eletrônicos:

  • pouca ou nenhuma socialização;
  • alimentação deixada de lado;
  • faltas na escola ou no trabalho;
  • perda de compromissos por conta dos jogos;
  • piora na higiene.

Vício por jogos electrónicos ou vício por jogos eletrônicos (do inglês: video game addiction), é uma interação extrema ou compulsiva entre um ser humano e console de videogame e/ou um computador, para jogos, bem como interferência desta interação extrema no dia-a-dia do indivíduo.

Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade). Quando o jogo se torna um vício, ele pode causar vários problemas em seus usuários (Figura 4).

Muitos especialistas acham que os jogos violentos fazem as pessoas ficarem mais agressivas. Mas outros especialistas garantem que o jogo não influencia o comportamento das pessoas, e que comportamentos agressivos são desvios psicológicos. Outro problema comum é a escola.

Isso confirma que nos jogos competitivos, os sentimentos negativos são mais fortes, existindo o medo de arriscar e de fracassar, bem como o individualismo, aumentando a exclusão muitas vezes dos menos habilidosos e como conseqüência a raiva em virtude da violência, discriminação, repressão de sentimentos e emoções, ...