Quais são os perigos das redes sociais?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Campanhas de ódio, assédios, exposição da intimidade alheia e até tentativa de homicídio usando a internet como meio de aproximação são riscos enfrentados com frequência cada vez maior pelos internautas. A internet e as redes sociais criaram um espaço infinito para a livre circulação de ideias e opiniões.

Outro ponto importante dos riscos oferecidos pelas redes sociais é o do cyberbullying (ou bullying virtual/cibernético), que se caracteriza pela intimidação e/ou assédio por meio da internet em diversos sentidos.

Quais são os principais riscos aos quais os seus filhos podem estar expostos?

  1. Cyberbullying. Também conhecido como assédio virtual, esse é um novo tipo de agressão que vem se tornando comum no meio digital. ...
  2. Exposição indevida de dados privados. ...
  3. Download de arquivos maliciosos. ...
  4. Sextorsão.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

Conheça os 3 aplicativos sociais mais perigosos atualmente

  1. Tinder. O Tinder se auto intitula como “uma maneira divertida de se conectar com as pessoas ao seu redor”. ...
  2. Snapchat. O Snapchat é um aplicativo social que usa fotos e vídeos para contar histórias. ...
  3. Omegle.

Falta de cuidado, ingenuidade e falta de informação são as causas das principais situações de risco cotidianas. Nesse sentido, o perigos da internet aumenta quando o usuário sente-se seguro e acaba relaxando, deixando cuidados básicos e intuitivos de lado.

Os itens abaixo podem merecer nossa atenção:

  • Conteúdos indevidos: Especialmente as crianças e adolescentes podem ficar de alguma forma exposto a conteúdos indevidos. ...
  • Exposição prolongada: ...
  • Problemas de saúde: ...
  • Isolamento: ...
  • Excesso de informações:

Os malefícios da internet estão em muitas pessoas se isolarem de suas vidas sociais, trocando o convívio ao lado da família e amigos por amigos virtuais que nem conhecem, troca o divertimento, laser [lazer] social por jogos online. Ficar horas a fio em frente ao PC tem sido a opção de muitas pessoas.

De acordo com os cálculos utilizados pela We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp passou a ser a rede social mais usada do Brasil. Segundo pesquisa da Digital 2022:Brazil, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos utilizam o WhatsApp, isso equivale a 165 milhões de usuários.

O principal problema com as redes sociais é a privacidade. De fato, para ter sua privacidade invadida, basta algumas configurações imprudentes, ou uma postagem inadequada, e até mesmo seu endereço se torna público. No entanto, podem ocorrer problemas de privacidade decorrentes de golpes, como página de acesso falsa.

Postar conteúdo pessoal
Se o seu perfil é pessoal, você pode sim postar informações a seu respeito, mas isso deve ser feito com cautela. Algumas pessoas acabam colocando tudo nas redes sociais e esquecem de preservar suas privacidades. Expor demais suas atividades diárias e sua família é algo perigoso.

Para a maioria das pessoas, as redes sociais servem como um meio de aumentarem sua autoestima e de se sentirem pessoas importantes, amadas e queridas, visto que, as mesmas podem expor fotos lindas e editadas do seu suposto dia maravilhoso para que recebam o maior número possível de curtidas de pessoas conhecidas e , ...

Criado pela cantora americana Dolly Parton, a febre consiste em compartilhar quatro fotos em momentos, cenários e roupas diferentes para cada rede social.

Ela exerce influência direta no comportamento social e o comportamento social também exerce influência sobre ela. E se alguém acha que não é influenciado pelo que está nessas mídias, se engana. As mudanças vindas desse meio afetam diretamente o cotidiano, a forma de agir e também a de pensar das pessoas.

A sua exposição em fotos, stories e outras ferramentas digitais deixa de ser uma distração para se tornar uma necessidade diária. Quando perde o acesso por algum motivo, surgem sintomas de abstinência: irritabilidade, inquietação, ansiedade.

O que é rede social? Redes sociais, no ambiente online, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.

Segundo os psicólogos, é possível encontrar uma ampla rede de apoio nas redes sociais e até mesmo fazer alguns amigos. Além disso, por meio das redes sociais é possível conversar com pessoas que sofrem com problemas semelhantes aos seus, o que fará com que você se sinta acolhido e compreendido.

Twitter

A rede social mais tóxica da Internet é o Twitter. Ao menos é o que diz um estudo feito pela empresa de comunicação SimpleTexting. O levantamento foi realizado nos Estados Unidos, em março de 2022, com pouco mais de mil usuários de redes sociais com idade entre 18 e 75 anos.