Quais são os peixes de pele?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A seguir vamos focar em quatro peixes, que são eles: o Pintado, o Jaú, a Pirarara e a Piraíba. É lógico que existem inúmeras espécies de peixe de couro aqui no Brasil.

tilápia

A tilápia não é considerada um pescado remoso, ou seja, pode ser consumido pós cirurgias, tatuagens e durante a gravidez.

Os peixes que não têm escamas podem ter diversos tipos e formatos, como as enguias, os cavalos marinhos, os bagres e as lampreias, e podem ser cobertos com formações ósseas, cartilaginosas ou apenas com couro.

Piraíba

O Piraíba é o maior peixe de couro da Bacia Amazônica, podendo alcançar 3 m de comprimento e 150 Kg de peso. Possui corpo roliço, cabeça deprimida, com os olhos pequenos e situados no seu topo.

Vocês poderão comer qualquer peixe que tem barbatanas e escamas, mas não poderão comer os animais que vivem na água e que não têm barbatanas nem escamas. Esses animais são impuros para vocês; não comam nenhum deles e, mesmo quando eles estiverem mortos, não toquem neles.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Peixes do mar com escamas
Tainha, sororoca, sargo-de-dentes, sardinha, pargo, salmonete, salmão, pampo, robalo, pescada, olho-de-boi, pargo, olhete, namorado, miraguaia, mero, merluza, manjuba, linguado, gordinho, garoupa, castanha e dourado-do-mar.

Estudos apontam que, em 60 gramas da mistura de sardinha e do óleo em conserva, a concentração do cálcio pode variar entre 100mg e 200mg, valores similares encontrados em um copo de leite. A sardinha também é rica em proteína e vitaminas, entre as quais, destaca-se a B12, que auxilia no funcionamento do cérebro.

Alguns peixes remosos são o viola, tubarão, peixe-serra, peixe-porco, moréia, peixe-espada, enguia, cavala, cavalinha, caçonete, cação, bonito, bagre, arraia, vongole, anjo, entre outros. Os peixes de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões, também são considerados remosos.

No entanto, diz-se que o seu consumo deve ser evitado, já que pode aumentar o aparecimento de feriadas e ulcerações. Além disso, o consumo do peixe de couro pode ser arriscado para quem possui algum tipo de inflamação no corpo, como a respiratória, já que ele pode ser um agravador quase que imediato desse problema.

A pele deve estar úmida, tensa e bem aderida. Não pode ter escamas soltas – As escamas dos peixes frescos estão sempre bem firmes e resistentes, o que indicam que a pesca foi recente. Devem também estar translúcidas, ou parcialmente transparentes, e brilhantes.

Filé de Panga

Filé de Panga (Pangasius)
Não tem espinhas, é vendido limpo e em filés. É muito versátil na cozinha, por ser um bom peixe para fritar, ser assado, na grelha ou no forno, empanado, cozido, ao molho, como molho branco, por exemplo, e etc.

A Merluza é um peixe marinho que vive nos oceanos Atlântico, Pacífico e Mar Mediterrâneo. Tem um corpo alongado coberto com pequenas escamas, cabeça, boca grandes e dentes muito afiados. A Merluza está entre os três pescados mais importados pelo Brasil, perdendo apenas para o bacalhau.

piraiba

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

tilápia

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta.