Quais são os peixes de carne branca?

Perguntado por: ralves7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os peixes de carne clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como, por exemplo, atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, tainha.

7 tipos de peixes ideais para a sua dieta saudável

  • Dourado. Apelidado de "rei dos rios", o dourado tem propriedades que auxiliam na regeneração de tecidos, regula a pressão e o PH sanguíneos, facilita os processos digestivos e as contrações musculares. ...
  • Garoupa. ...
  • Linguado. ...
  • Robalo. ...
  • Salmão. ...
  • Sardinha. ...
  • Truta.

O termo “peixe branco” é sinónimo de “peixe do fundo” e engloba diversas espécies de peixes de carne branca que vivem no fundo do mar ou a níveis muito profundos.

Tilápia, linguado, robalo e mais: conheça os tipos de peixe branco e veja receitas para todos os paladares.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente.

Cortes mais gordurosos, como picanha, alcatra e costela suína, costumam ter mais calorias. No plano nutricional, esse fator deve ser considerado, principalmente para pacientes que estão em busca do emagrecimento.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

As carnes vermelhas talvez sejam a fonte de ferro mais conhecida. Coração, fígado e rins de boi, por exemplo, são algumas das opções que podem ser incluídas no cardápio.

Podemos dizer que a tilápia trás dois pontos bem importantes para quem está em uma dieta de perda de peso: muita proteína e um baixo índice de gordura. Ou seja, você estará metabolizando nutrientes de qualidade e metabolizando baixíssimos índices de gordura, o que te levará a emagrecer.

Os peixes magros são: bacalhau, bonito, badejo, cação, carpa, corvina, dourado, lambari, linguado, merluza, namorado, pescada e tilápia.

Incluir peixes regularmente na dieta trás benefícios como melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir a inflamação.

Você pode usar alguma dessas para sua receita de peixe frito em filé ou posta: porquinho, tilápia, linguado, tainha, peixe vermelho, peroá, piramutaba, cascudo, file de pescada, agulha, anchova, bagre, merluza, traíra e polaca.

Pescada: esse tipo de peixe fornece 172 kcal em sua porção, sendo fonte de vitamina A e B12, fósforo e ferro. Tilápia: também como uma quantidade calórica baixa (96 kcal) e baixo colesterol, a tilápia é fonte de ferro, ácido fólico e zinco.

Na verdade, o Saint Peter é a tilápia vermelha, de origem israelense. Já a tilápia cinza é africana. Mas a característica mais importante na hora fazer a diferenciação é que a Saint Peter geralmente é criada em cativeiro e alimentada com ração, o que não deixa que a carne fique com o gosto de terra.

Filé de Linguado

Filé de Linguado
O linguado é considerado, por chefs e cozinheiros, como um dos melhores peixes e mais saborosos. Sua carne magra, branca, firme e de textura macia o torna uma das melhores opções de peixe para dieta.

O peixe de água doce chamado Tilápia é conhecido popularmente com o mesmo nome. Tilapia rendalli. Sua espécie é distribuída em todas as Bacias do Brasil, disseminada por meio de peixamentos.

Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação, tilápia e linguado.