Quais são os peixes carnívoros de água doce?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A saicanga é um peixe carnívoro, muito agressivo, principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer. O peixe de água doce chamado Saicanga é conhecido popularmente como Peixe Cachorro. Acestrorrynchus hepsetus. Sua espécie é distribuída nas regiões da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco.

Alguns são peixes de escamas enquanto outros são “de couro”, com os bagres e cascudos. Além dos citados acima, peixes como a dourada e surubim também estão entre os peixes de água doce consumidos no Brasil e podem virar uma deliciosa refeição.

Tilápia, carpa ou pirarucu? 7 peixes de água doce mais consumidos no Brasil

  • Carpa. ...
  • Jundiá ou Bagre. ...
  • Tambatinga. ...
  • Caranha, Pirapitinga ou Pacu. ...
  • Tambaqui. ...
  • Pirarucu.

O Atractosteus spatula pode crescer para além dos quatro metros de comprimento e pesar cerca de 170 kg. Ele está presente principalmente nas águas doces do continente norte-americano, em especial nos lagos do sul dos Estados Unidos.

piraiba

Você sabia que os maiores peixes de água doce, do mundo, nadam em rios brasileiros? Um deles é o piraiba (que é um peixe de água doce sem escamas, ou seja, de couro); e, o, outro, o pirarucu (que é um peixe escamamdo, isto é, com escamas). Cada um deles pode pesar cerca de 200 quilos.

Uma arraia de água doce gigante de 300 kg, temporariamente removida da água para ser pesada, é o maior peixe de água doce já registrado.

Candiru

O Candiru é muito temido pelos nativos da Região Amazônica, pois é atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu), penetrando na uretra, no ânus ou na vagina. Quando ele se fixa para sugar o sangue da vítima, abre a parte posterior do corpo, o que dificulta a sua saída.

pirarucus

1. Pirarucu. Podendo atingir até 3 m e até 220 kg, os pirarucus são os maiores peixes do Brasil e também os maiores de água doce do mundo.

Os peixes de carne vermelha, como atum e bonito, são mais macios. Se forem cortados em fatias finas, torna-se difícil de saborear a textura da carne. Por isso, devem ser cortados em fatias grossas ou em cubos.

tilápia

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.

O Corvina é um peixe que habita poços, remansos e reservatórios, vivendo em lugares fundos e de meia água. É um peixe piscívoro, alimentando-se de outros peixes e camarões, com predominância de um ou outro dependendo do local.

Peixes carnívoros / Ictiófagos
Os peixes carnívoros são os mais apreciados; entretanto, a maioria deles ainda não aceita rações secas. É o caso do tucunaré, traíra, surubim, dourado, jaú, pirarucu.

Conhecido como 'bacalhau da Amazônia', o pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir 3,20 metros e até 330 kg.

Peixes onívoros são aqueles que exploram alimento animal e vegetal, em partes equilibradas. São onívoras as seguintes espécies: Tilápia, Lambari, Pacu, Piraputanga e o Tambaqui. Peixes onívoros são aqueles que exploram alimento animal e vegetal, em partes equilibradas.

A criação conjunta de tilápia, surubim e pacu tem como principal vantagem o aproveitamento quase que total dos alimentos fornecidos aos peixes, evitando, dessa forma, o acúmulo de sobras, o que permite manter a taxa de oxigênio da água em níveis mais elevados.

Com 292kg e conhecido como bagre gigante do rio Mekong, o animal é estudado pelo WWF em parceria com a National Geographic Society que atuam na região para evitar a extinção da espécie.

O pirarucu é, sem dúvidas, o mais conhecido como o maior peixe de água doce do mundo. Esse gigante coberto por escamas pode atingir impressionantes 2,3 metros de comprimento e ter até 200 quilos de peso.

Peixe-mandarim

Peixe-mandarim
Sendo um peixe tropical de pequeno porte, prefere aparecer à noite, quando está na hora de acasalar. Suas cores mais comuns são em tons de azul, mas ele também pode ser encontrado em padrões de amarelo, laranja, verde e roxo — o que dá ao peixe-mandarim o título de peixe mais bonito do mundo.