Quais são os pecados da língua?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

Para isso, profissionais do direito explicam que o primeiro passo é juntar todas as provas possíveis, como mensagens de celular, gravações e também testemunhas. Em seguida, é indicado que a vítima da calúnia procure uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO).

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

Identifique as pessoas que fazem a fofoca e procure manter uma distância saudável e cordial delas. Seja claro ao se comunicar com os colegas. Confira sempre se conseguiu transmitir suas ideias corretamente, para evitar mal-entendidos e disseminação de informações equivocadas.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Mas, por que as pessoas falam de outras? De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

"[Seria] difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

QUANDO MENTIR É CRIME? Em linhas gerais, mentir não é crime. Pode ser imoral, antiético, mas somente é crime quando causa um dano ou perda às partes ou ainda quando se ganha algo com a mentira, que é o objeto deste artigo.

De acordo com a lei, calúnia é a conduta de imputar a alguém, falsamente, o cometimento de um crime. Nesses casos, a vítima pode ser pessoa humana ou pessoa jurídica.

Ira: é a raiva, a demonstração do ódio e o desejo de fazer o mal para algo ou alguém. É o pecado responsável pelos conflitos humanos ao longo da história.

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema.

raposa

Uma fauna representativa desse pecado pode ser descrita por animais como a raposa, que é humanamente invejosa (ZUCKER, 2004, p.

Sempre que você perceber que uma dada conversa está para se transformar em fofoca sobre alguém, procure mudar o rumo da prosa. Se for necessário, até elogie a pessoa que está para ser difamada, caso tenha algo positivo a dizer sobre ela, dando a entender que você não é do tipo que gosta de falar mal dos outros.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. 1 Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. 2 Não revele. ...
  3. 3 Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. 4 Não se omita. ...
  5. 5 Não se comprometa.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Não fale mal do outro pelas costas | (Mt 18, 15-20)