Quais são os Patrimônios Imateriais de Pernambuco?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Esse patrimônio compreende um amplo conjunto de manifestações e tradições ligadas ao Carnaval (troças, clubes e agremiações, caboclinhos, maracatus nação e rural), ao São João (bandas de pífanos, bacamartes, comidas de milho), ao Natal (autos, pastoris), à religiosidade (catolicismo popular, rezadeiras, religiões de ...

Exemplos de Bens Imateriais

  • Danças.
  • Músicas.
  • Linguagem.
  • Culinária.
  • Rituais.
  • Festas.
  • Feiras.
  • Lendas.

Roda de Capoeira, Tambor de Crioula, Samba de Roda e Literatura de Cordel. Essas são algumas das expressões que integram os bens culturais imateriais do Nordeste, região diversa que conta com 24 registros no mapa interativo divulgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sites

  • Circuito da Poesia.
  • Compaz.
  • Conecta Recife.
  • Cred Pop.
  • Embarque Digital.
  • GO Recife.
  • Rota do Futuro.

Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.

Igreja de São Pedro dos Clérigos, Capela Dourada, Convento e Igreja de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Madre de Deus, Capela de Nossa Senhora da Conceição da Congregação Mariana Igreja do Divino Espírito Santo, Igreja de Nossa ...

Bolo de rolo

Quem turista por Pernambuco quase sempre volta com um bolo de rolo para sua cidade natal. O mesmo acontece com os pernambucanos que visitam amigos e familiares de outros estados. É praticamente uma regra levar essa saborosa comida para eles.

A dimensão do patrimônio imaterial diz respeito aos saberes, celebrações, formas de expressão e lugares vinculados a práticas simbólicas, rituais, artísticas, étnicas ou produtivas.

São danças o samba, o batuque, o jongo, a mazurca, o fandango

Os bens culturais imateriais são intangíveis, ou seja, não se pode pegar. Esses bens são o reflexo da cultura de um povo, bem como de seus hábitos, expressões e costumes, que são transmitidos de geração em geração.

Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.

Entenda por que a tradição doceira de Pelotas é considerada patrimônio imaterial do Brasil.

Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o belíssimo encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.

A palavra patrimônio vem do latim 'pater', que significa pai. É um conceito atrelado à noção daquilo que é passado como herança entre as gerações.

O frevo já foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial do Mundo. Agora é a vez do carnaval de Olinda”, defende a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto (MG), e seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico havia sido tombado, pelo Iphan, em 1968.

Trata-se, portanto, de bens culturais de natureza tangível existentes no território do Estado, tomados socialmente como referência às identidades e memórias de uma população, seja por seu valor arqueológico, etnográfico, histórico, artístico, bibliográfico ou paisagístico.

Estes bens podem ser materiais (prédios, espaços de valor histórico, esculturas, fotografias, por exemplo), como podem ser bens imateriais (comidas típicas, danças, celebrações, músicas, brincadeiras, por exemplo).

Alguns exemplos de bens culturais imateriais são a capoeira, o acarajé, o repente, o cordel, o samba de roda e o carimbó.