Quais são os passivos circulantes?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Dentre essas contas podemos destacar: Financiamento e empréstimos de instituições financeiras; Debêntures à pagar; Fornecedores de equipamentos de grande porte.

Exemplos de ativos não circulantes

  • carros e imóveis;
  • equipamentos e componentes da infraestrutura da empresa;
  • empréstimos a receber depois de um ano ou mais; e.
  • investimentos a médio e longo prazo.

Existem três tipos principais de passivos: passivos circulantes, não circulantes e contingentes. Passivos são obrigações legais ou dívida.

O ativo circulante é o conjunto de bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no considerado ano fiscal da empresa; Quando bem administrado, o empreendedor consegue ter uma boa gestão financeira e investir no negócio.

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.

Em suma, vimos que enquanto o ativo circulante é basicamente o capital de alta liquidez facilmente convertido em dinheiro para pagar débitos e obrigações de curto prazo, que, por sua vez, são os passivos circulantes.

O passivo circulante é qualquer dívida que precise ser quitada em no máximo 12 meses, podendo ser dividida em três frentes diferentes: Cíclico: contas que são frequentes ou se repetem. Financeiro: contas relacionadas às movimentações de dinheiro feitas dentro da empresa.

Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.

O que é passivo não circulante? Como você viu, os passivos não circulantes são uma das categorias desse conceito. O termo define despesas da empresa com vencimento no longo prazo — pelo menos até o próximo balanço. Entre os principais exemplos estão empréstimos e financiamentos com vencimento superior a um ano.

Outros exemplos de ativos intangíveis são: Licenças. Direitos autorais. Carteira de clientes.

Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.

Podem ser impostos a serem recolhidos dentro do ano fiscal, títulos e empréstimos bancários que tenham vencimento em prazo menor que 12 meses, por exemplo.

De maneira geral, os ativos e os passivos devem ser separados e classificados em circulante e não circulante.

O ativo circulante cíclico, também chamado de ativo regular, diz respeito aos recursos gerados pelas atividades cotidianas da empresa. Alguns exemplos são os adiantamentos com fornecedores, mercadorias, duplicatas a receber e pagamentos relacionados ao estoque.