Quais são os parônimos?

Perguntado por: vtaveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão. A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)

HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados.

Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão. A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

Antônimos são nomes que damos às palavras que têm sentido contrário a outras. Exemplo: claro - escuro.

Infração e inflação: parônimos
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

Homônimos perfeitos ou palavras perfeitas possuem os significados diferentes, mas a escrita e sonoridade são iguais. Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar);

Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes. Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Ascender ou acender são duas que existem e são mais um exemplo dos famosos parônimos. Como todas as outras duplas de palavras escritas e pronunciadas de forma parecida, mas com significados diferentes, ambos os verbos existem na língua portuguesa.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva. Mas é claro que o sobrenome mais utilizado do mundo estaria na nação mais populosa do globo.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, ...

1. triste, infeliz, desanimado, deprimido, tristonho, descontente, desgostoso, desconsolado, insatisfeito, choroso, macambúzio, melancólico, inconsolável, lamentoso, lastimoso, taciturno, sorumbático, aborrecido, malcontente, mofino, desalegre, injucundo, merencório. Contrário de afortunado: 2.

“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever.

Esse adjetivo se origina da palavra em latim flagrans, devendo assim ser escrito com l. Exemplos: A menina foi pega em flagrante colando na prova.

Quais os principais tipos de inflação?

  1. Inflação Inercial. Em outras palavras esse tipo de inflação é a mega acumulada, aquela que aumenta gradativamente, também chamada de memória inflacionária. ...
  2. Inflação da Demanda. ...
  3. Inflação da Oferta. ...
  4. Hiperinflação. ...
  5. Estagflação. ...
  6. Inflação Espiral. ...
  7. Inflação Estrutural.