Quais são os parasitas mais comuns nos humanos?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Links Relacionados

ParasitoseParasita
Teníase ou solitáriaTaenia saginata e Taenia solium (vermes platielmintes)
TétanoClostridium tetani (bactéria)
Tifo ou febre tifóideSalmonella Typhi (bactéria)
TuberculoseMycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (bactéria)

Vamos então estudar grupos de organismos parasitas: os protozoários, os helmintos e os artrópodes de importância para o homem e para os animais.

Ectoparasitas: são parasitas que vivem na superfície do corpo do hospedeiro, como piolhos e carrapatos. Endoparasitas: são parasitas que vivem dentro do corpo do hospedeiro, como o verme Schistosoma, que vive nos vasos sanguíneos do fígado.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Os parasitas diretos são aqueles que têm apenas um hospedeiro. Já os parasitas indiretos são aqueles que têm mais de um hospedeiro. O hospedeiro definitivo é aquele que o parasita coloniza na fase adulta ou perto de atingir essa idade.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Schistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Pois, se não tratadas adequadamente, podem ser fatais. Já a tênia é o maior parasita que pode nos infectar.

Os 7 piores parasitas humanos que ainda existem

  • 1) Plasmódio. Leia também. ...
  • 2) Tênias. Em resumo, essa espécie é um tipo de platelminto que hospeda diferentes tipos de parasitas. ...
  • 3) Carrapato de paralisia. ...
  • 4) Ácaro-da-sarna. ...
  • 5) Mosca do verme. ...
  • 6) Verme do sangue. ...
  • 7) Minhoca-da-guiné

O mais comum no Brasil é a infecção pelo parasita Schistosoma mansoni.

Como exemplo de parasitas podemos temos o tripanossomo, responsável pela doença de Chagas, os carrapatos, os piolhos, as tênias, a lombriga e até mesmo plantas, como é o caso do cipó-chumbo.

E os mais conhecidos são: lombriga, giárdia, tênia, amarelão, entre outros. As parasitoses são um problema grave de saúde pública que afeta principalmente a população mais carente.

Nos adultos, as parasitoses intestinais também podem levar a algumas complicações quando não são tratadas corretamente: “Podemos citar como exemplos: diarreia crônica, anemia, obstrução das vias biliares, obstrução intestinal, que também pode ocorrer em crianças, quadros respiratórios, apendicite aguda e abscesso ...

Os parasitas são normalmente encontrados nas formas de ovo, larva, oocisto, cisto ou trofozoíto em amostras de fezes de animais domésticos e silvestres. No laboratório procura-se dar maior ênfase aos parasitas responsáveis por zoonoses, tais como: Toxocara spp., Ancylostoma spp., Giardia spp.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

Os oxiúros são pequenos, de distribuição ampla, e ocorrem mesmo em populações onde o saneamento básico é satisfatório. Este animal parasita o intestino humano, conferindo prurido (coceira) na região anal, (seu sintoma mais característico), que ocorre em razão da migração das fêmeas à região anal para postura dos ovos.

Verminoses são doenças causadas por vermes cujos principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro.

As cercárias abandonam depois o caramujo, procurando novamente a água. Estas larvas (cercárias) entram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entrar na água. Dentro do corpo das pessoas as larvas são levadas pelo sangue e vão atacar o fígado e os intestinos.

O parasita pode viver tanto fora como dentro do corpo do hospedeiro. Se viver fora, é conhecido por ectoparasita, mas se estiver dentro de um organismo, trata-se de um endoparasita. Os piolhos e carrapatos, por exemplo, são exemplos de ectoparasitas, pois vivem na superfície do corpo de animais.