Quais são os paralelos principais para que servem?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste. Latitude e longitude são descrições locacionais, ou coordenadas geográficas de um determinado lugar no Planeta.

A Linha do Equador tem funções importantes em termos políticos e geográficos, pois: divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul); auxilia na localização de um objeto no espaço por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Os principais paralelos do globo terrestre são: a Linha do Equador, os trópicos de Capricórnio e Câncer e os círculos polares Antártico e Ártico.

Linha do Equador

O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

A definição do Meridiano de Greenwich como primeiro meridiano se deu pela necessidade de centralização do sistema internacional de coordenadas e de contagem de horas. O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios oeste e leste.

O Meridiano de Greenwich, também chamado de “primeiro meridiano”, é a mais importante linha meridional imaginária. Ele corta o Globo Terrestre de norte a sul e divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental.

A longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Latitude e longitude têm como principal função a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste.

Qual a função da longitude? Assim como a latitude, a principal função da longitude é identificar a posição de um referencial na superfície terrestre, nesse caso, a posição no Hemisfério Leste ou Oeste. O Meridiano de Greenwich foi estabelecido como marco zero para a contagem, sendo por isso o meridiano de longitude 0º.

O Trópico de Capricórnio é uma linha imaginária que corta o Hemisfério Sul. Ele está situado na coordenada 23º 27' S (23 graus e 27 minutos Sul).

O Trópico de Capricórnio, localizado no Hemisfério Sul da Terra, é responsável por determinar a presença do equinócio de outono, no mesmo hemisfério.

Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.

Podemos traçar 360 meridianos, sendo 180 para cada lado do Planeta (Oeste e Leste). Dois meridianos se destacam nesse conjunto. O primeiro, como vimos, é o de Greenwich. O outro é o meridiano de 180° responsável por completar a divisão do Planeta em dois hemisférios, no lado oposto ao de Greenwich.

Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.

Sul

a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

O Polo Norte geográfico está no Oceano Ártico. Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos.