Quais são os paralelos mais importantes que atravessam o território brasileiro?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Resposta verificada por especialistas
Os Trópicos de Câncer e Capricórnio são dois paralelos imaginários cuja diferença geográfica os coloca ao norte (Câncer) e ao sul (Capricórnio) do equador, para cruzar o território da Terra para servir de referência, estudo e comparação para a localização e apreciação do clima .

Os paralelos importantes que atravessam o território brasileiro são a Linha do Equador e Trópico de Capricórnio. A Linha do Equador “corta” alguns estados do Norte do Brasil (Amazonas, Roraima, Pará e Amapá).

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

A Linha do Equador tem funções importantes em termos políticos e geográficos, pois: divide a Terra em dois hemisférios (norte e sul); auxilia na localização de um objeto no espaço por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude).

Sul

a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

Linha do equador no Brasil
O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte).

Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.

Trópico de Capricórnio

Trópicos no Brasil
O Brasil é um país continental, por esse motivo, conta com dois paralelos cruzando o seu território, sendo eles a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Trópico de Capricórnio
Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

Somente um dos paralelos mais importantes cruza o continente europeu: trata-se do Círculo Polar Ártico, que passa pelo extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.