Quais são os países que têm SUS?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Você sabia que, além do Brasil, existem outros países com saúde pública gratuita? São exemplos o Canadá, o Reino Unido, a Austrália e, também, a França. O funcionamento é semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, mas tem suas particularidades.

Alguns países onde não há atendimento médico público

  • Estados Unidos. Este é um caso paradigmático sempre que entra em pauta a discussão a respeito de saúde pública x privada. ...
  • Austrália. Este é um caso onde existe uma parceria público-privada para fornecer assistência em saúde. ...
  • Holanda. ...
  • Saiba mais.

Na Espanha, no Canadá ou em Cuba, por exemplo, há sistemas públicos eficientes. No Reino Unido, o National Health Sistem (ou Sistema Nacional de Saúde, da sigla em inglês) é uma das instituições de que os britânicos mais se orgulham. Já nos Estados Unidos, o sistema é privado, complexo e gerador de desigualdades.

Nos EUA, o subsídio do governo só está disponível para pessoas abaixo da linha da pobreza, como veremos mais adiante. Entretanto, mesmo nestes casos, a assistência só é válida para urgências e emergências. Não há, portanto, cobertura universal de saúde por lá.

O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.

+ Há um sistema de saúde pública nos Estados Unidos? Não, os Estados Unidos não têm um sistema de saúde público universal. Em vez disso, existe uma combinação de planos de saúde privados e programas governamentais, como Medicare e Medicaid, que oferecem cobertura para certos grupos de pessoas.

Os portugueses e estrangeiros podem ter acesso aos sistemas de saúde público e privado em Portugal. No caso dos brasileiros, por exemplo, é possível usar o sistema de saúde pública de duas formas: através do PB4 ou do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Entre os países com saúde pública gratuita da Europa, a França se destaca. No território nacional, anualmente, são feitos investimentos na área hospitalar, para que a população tenha acesso a serviços de qualidade. Os trabalhadores registrados do País são filiados ao Sécurité Sociale.

E, afinal, qual o melhor sistema de saúde do mundo? Em estudos publicados nos últimos anos, com apoio de dados produzidos pela OCDE, países como Grã-Bretanha, França, Noruega, Holanda e Austrália aparecem como alguns dos melhores do mundo, mas tudo depende de qual critério é considerado mais importante[6].

O acesso global e gratuito ao atendimento médico está garantido pela Constituição de 1988, quando o modelo foi criado. Atualmente, mais de 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente da rede pública. Para aqueles que não têm plano de saúde, os procedimentos são gratuitos.

Hesio Cordeiro liderou o grupo de médicos que fundou o Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1971. Este foi o primeiro programa de pesquisa sobre saúde pública no Brasil e nele foram formuladas as bases para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

É o primeiro ponto de contato, que oferece um atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode resolver de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

O SUS é um dos grandes marcos e conquistas de direitos garantidos, para toda a população brasileira. Isso porque, a partir da implementação desse sistema público, todos os brasileiros passaram a ter direito à saúde universal e gratuita, garantido na Constituição do Brasil.

7,25 dólares

O salário-mínimo nos Estados Unidos é de 7,25 dólares (R$ 36) a hora e não é atualizado desde 2009. Publicado em 4 de maio de 2023 às, 19h49.

Como vimos, os EUA têm dois programas de saúde disponibilizados pelo governo. Eles são limitados, tanto na cobertura quanto no atendimento. Esse cenário faz com que os gastos nesse setor sejam bastante representativos. Por exemplo, somente em 2020, o patamar de 4,1 trilhões de dólares foi ultrapassado.

De fato, todo e qualquer brasileiro tem o direito de ser atendido gratuitamente pelo SUS, algo definido na Constituição e na lei 8.080, de 1990. Também é verdade que o SUS fornece remédios gratuitamente. Hoje, a população brasileira é de 210,5 milhões.