Quais são os países mais miscigenados do mundo?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Exemplos de sociedades multirraciais são o Brasil, E.U.A, África do Sul, Mexico, Canadá, Austrália, França, Reino Unido e Colombia.

Bahia, a população tem 50% de DNA africano e 50% europeu, segundo os estudos mais recentes da Universidade Federal de Minas Gerais.

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

O maior grupo étnico da Europa é provavelmente formado pelos russos com cerca de 90 milhões estabelecidos na parte europeia da Rússia. Em seguida vêm os alemães (76 milhões), italianos (58 milhões), franceses (49 milhões), ingleses (45 milhões), espanhóis (42 milhões), ucranianos (40 milhões) e poloneses (40 milhões).

Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos
Nações ricas em petróleo são as que possuem a maior população de imigrantes na comparação com o total de habitantes. É o caso dos Emirados Árabes Unidos, primeiro no ranking. Cerca de 88,4% dos habitantes do país vieram de outras partes do mundo.

A região sul abriga grande parte dos brancos da população brasileira, pois esses imigrantes ocuparam tal área.

O fato de o Maranhão aparecer na liderança dos municípios mais pobres não é surpresa, já que o Estado tinha, em 2020, o menor PIB per capita nacional, o menor PIB per capita nacional de pouco mais de R$ 15 mil, ante R$ 87 mil do Distrito Federal.

As unidades federativas com maior área territorial são o Amazonas, com 1 559 167,889 km², e o Pará, com 1 245 870,798 km², ambas na Região Norte, ocupando quase 1/3 do território nacional, seguido por Mato Grosso, no Centro-Oeste (903 207,019 km²).

O primeiro acontecimento que marca o início da mistura do povo brasileiro é a chegada dos colonizadores portugueses à região brasileira, datada de abril de 1500.

Miscigenação ou mestiçagem significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento. A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira.

A união entre os diferentes biotipos humanos acabou gerando indivíduos que não eram completamente indígenas, brancos ou negros, no que se refere ao aspecto genético. Este fenômeno é chamado de miscigenação ou mestiçagem e está muito presente na sociedade brasileira.

A etnia chinesa Han é o maior grupo étnico do mundo, sendo 19% da população global em 2011. A língua materna mais falada no mundo é o mandarim chinês (falado por 12,44% da população global), seguido pelo espanhol (4,85%), inglês (4,83%), árabe (3,25%) e o hindustâni (2,68%).

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Os índios são como nos referimos aos povos originários que habitavam no território nacional antes da chegada dos portugueses, em 1500.

A etnia é definida como genealogia, costumes e tradições compartilhadas, seja real ou afirmada. As raças seriam distinguidas pelas características fenotípicas, como cor da pele, do cabelo e dos olhos. Também pela etnia e o pertencimento a um grupo social.