Quais são os países liberais?

Perguntado por: otaveira5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Liberalismo está relativamente bem nos EUA, na Alemanha, no Reino Unido, na Suécia, na Dinamarca e em mais alguns países. O Liberalismo está muito saudável e recomenda-se, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia.

No Brasil e em Portugal, a palavra "liberal" designa geralmente proponentes da direita política, mais especificamente defensores da liberdade econômica — o termo "neoliberal" é usado, no Brasil e em Portugal, de maneira pejorativa para designar parte do mesmo grupo.

Tem como fontes algumas ideias correntes no final do século XVIII — sobretudo de Adam Smith, John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu e Frédéric Bastiat—, destacando-se a crença no livre mercado, no jusnaturalismo, no utilitarismo, e no progresso.

O liberalismo é uma filosofia política e moral baseada em liberdade e igualdade, defendendo a manutenção dos direitos individuais.

Com uma pontuação de 98 em 100, o Uruguai é novamente o sexto país mais livre do mundo pelo oitavo ano consecutivo, com o mesmo número de pontos que o Canadá e a Holanda. Finlândia, Noruega e Suécia lideram o ranking deste ano com uma pontuação ideal (100/100), enquanto a Nova Zelândia está logo abaixo, com 99 pontos.

Adam Smith

Adam Smith foi um filósofo e economista britânico nascido em 16 de junho 1723 na Escócia, considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores mais importantes da história.

John Locke

Introdução. John Locke nasceu em Wrington, Inglaterra, em 1632 e faleceu também na Inglaterra em 1704. Locke é considerado o pai do liberalismo político e do empirismo filosófico.

O Índice divide os países em cinco grupos: o melhor deles se chama "livre" (e inclui Cingapura, Suíça, Irlanda e Taiwan); o pior se chama "reprimido" (incluindo países como Venezuela, Cuba e Coreia do Norte). A pontuação de liberdade econômica do Vietnã é de 61,8, tornando sua economia a 72ª mais livre no Índice 2023.

O Mundo Liberal, ou seja, baseado no liberalismo teve início no século XVIII. O liberalismo foi uma filosofia que tinha como princípios básicos a liberdade, a igualdade e a fraternidade, mudando o então panorama da história, que era o absolutismo.

O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas.

Já o Estado Liberal é uma organização baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômicos, político, religioso e intelectual. Este Estado possui as seguintes características: • Nega as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal. Defende o livre mercado. Seu principal teórico é John Locke.

O liberalismo encontrou no Brasil um ambiente significativamente diferente daquele em que fora gestado. Se do ponto de vista econômico pode-se afirmar que o Brasil adotou, de fato, um modelo liberal, a realidade escravocrata não autorizava o estabelecimento pleno dessa ideologia no país.

Os liberais moderados defendiam a conservação da monarquia centralizada, embora entendessem que o Poder Legislativo deveria ter um peso maior na vida política do Império por representar a vontade da "maioria".

O liberalismo econômico é uma doutrina político-econômica, ligada ao liberalismo, que defende que o Estado não deve interferir na economia de uma nação e que os indivíduos devem gozar de plena liberdade de escolha.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.