Quais são os países laicos do mundo?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

São países laicos:

  • Turquia;
  • Japão;
  • Canadá.

De forma abrangente, podemos dizer que um Estado é laico quando há uma separação oficial entre Estado e religião. Isso significa que não existe uma religião oficial de Estado, que nenhuma religião pode ser beneficiada em detrimento de outras e que a interferência religiosa não é permitida em decisões estatais.

Há países que não têm religião oficial e nem por isso são laicos.

O § 2º de seu art. 11 proclamava que “é vedado aos Estados, como à União, estabelecer, subvencionar, ou embaraçar o exercício de cultos religiosos”. Firma-se então o Estado laico no Brasil, em que todas as religiões contam com a proteção estatal.

Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo. Ambos podem ser considerados religiões filosóficas e religiões do livro. O Japão, por sua vez, tem toda a sua história influenciada pelo Xintoísmo, religião que se desenvolveu intimamente ligada ao Estado.

A Constituição Republicana de 1891 determinava que fosse laico o ensino ministrado nas escolas públicas, mas a aliança do Governo Vargas com a Igreja Católica fez com que o ensino religioso voltasse às escolas públicas, mediante decreto, em 1931, e por determinação constitucional, em 1934.

O Estado laico surgiu junto ao republicanismo a fim de garantir que houvesse igualdade entre todos os cidadãos.

Brasil e Estado Laico
O Brasil é um Estado Laico? Sim, o Brasil é considerado um estado laico desde o ano de 1890. Tal fato se deu a partir do Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890, que descrevia a separação definitiva entre Estado e a Igreja Católica Romana no Brasil.

O Estado laico (ou Estado secular) não pode adotar uma crença religiosa e não pode privilegiar ou preterir crenças. Para tanto, é necessário que haja uma Constituição que garanta direitos iguais para todos os cidadãos, não importando a sua crença religiosa.

Igreja Católica no Brasil

No século XIX, o catolicismo tornou-se a religião oficial do Brasil e foi formalmente institucionalizado no sistema político e social do país. Embora essa formalidade tenha afrouxado muito, o Brasil tem uma das maiores populações cristãs do mundo. A Igreja Católica no Brasil está dividida em três grandes grupos.

7 sinônimos de laico para 1 sentido da palavra laico: Que não é religioso: 1 leigo, profano, civil, mundano, secular, temporal, laical.

O divórcio oficial entre Igreja e Estado
Oficialmente, o acordo que resultaria na separação entre a religião católica e o poder civil no Brasil é o decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890.

O Brasil é um país laico. Isso significa que não há uma religião oficial e que o Estado deve manter-se imparcial no tocante às religiões. Porém, sendo um país de maioria cristã, práticas religiosas africanas foram duramente perseguidas pelas delegacias de costumes até a década de 1960.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%
  • Católicos: 64,6%
  • Evangélicos: 22,2%
  • Sem religião: 8%
  • Espíritas: 2%
  • Religiões de matriz africana: 0,3%
  • Outras religiões: 2,7%

Principais Correntes do Xintoísmo e do Budismo
Ainda assim, muitas pessoas se consideram tanto xintoístas como budistas. A estatística da Agência de Assuntos Culturais para 2011 mostra a membresia combinada de ambas as religiões em 187,4 milhões, cerca de 53% a mais do que o total da população do Japão.

Entre eles, o budismo e o confucionismo têm sido mais influentes do que quaisquer outros na vida do povo coreano e mais da metade do patrimônio cultural listado do país está relacionado às duas religiões. O budismo chegou à Coréia em 372 e, desde então, dezenas de milhares de templos foram construídos em todo o país.

O hinduísmo, a principal religião da Índia, cuja grande massa da população é hindu, é como que uma federação de credos e de formas de vida, uma cultura religiosa pluralista e um agregado de tradições étnicas que oferece uma vasta gama de alternativas.