Quais são os países mais industrializados no mundo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além do Japão e da Alemanha, o grupo dos sete países mais industrializados é formado por Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.

O grupo representa os países mais desenvolvidos industrial e economicamente e é composto por:

  • Estados Unidos;
  • Japão.
  • Alemanha;
  • Reino Unido;
  • França;
  • Itália;
  • Canadá.

As maiores economias do mundo são, em ordem decrescente: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Itália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Rússia.

A produção brasileira registrou recuo na participação mundial de 1,31%, em 2020, para 1,28%, em 2021, segundo a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). Consequentemente, o Brasil foi ultrapassado pela Turquia e caiu para a 15ª posição no ranking.

O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada.

A China

A China teve o melhor desempenho, mantendo-se como o maior produtor industrial do mundo. A participação chinesa na produção mundial subiu de 29,43%, em 2019, para 31,28%, em 2020. Já a Coreia do Sul ultrapassou a Índia no ranking mundial, subindo para a 5ª colocação.

Industrias. Os países mais industrializados da América do Sul são Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai, respectivamente. Esses países sozinhos respondem por mais de 75% da economia da região.

1) O grupo dos países recentemente (NICs) industrializado é formado pelo Brasil, México, Argentina, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong.

Além do Japão e da Alemanha, o grupo dos sete países mais industrializados é formado por Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.

O G7 é um grupo informal que reúne algumas das principais economias do mundo e, como seu próprio nome indica, é integrado por sete países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia (G8), que não participa de todas as possibilidades de decisão do grupo e pode não ser convidada para algumas das suas reuniões.

A variação de 1,9% do Produto Interno Bruto do Brasil no primeiro trimestre de 2023 ante o trimestre anterior colocou o País no 4° lugar no ranking mundial de crescimento real do PIB elaborado pela Austin Rating, que reúne 61 países.

Acompanhe o artigo e conheça os 10 países menos desenvolvidos do mundo.

  • Guiné (IDH 0,465) ...
  • Yemen (IDH 0,455) ...
  • Burkina Faso (IDH 0,449) ...
  • Burundi (IDH 0,426) ...
  • República Centro-Africana (IDH 0,404) ...
  • Níger (IDH 0,400) ...
  • Chade (IDH 0,394) ...
  • Sudão do Sul (IDH 0,385)

Os 5 melhores países do mundo para se viver

  1. Suíça. Morar na Suíça é um sonho para muitos. ...
  2. Dinamarca. Considerado o país com o menor índice de desigualdade social do mundo, além de também possuir uma bela arquitetura e também boas opções de trabalho e lazer. ...
  3. Holanda. ...
  4. Finlândia. ...
  5. Áustria.

América do Sul

Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

Depois de crescer 2,9% em 2022, o Brasil melhorou sua posição na economia global e voltou a ser o 12º país mais rico do mundo (veja a lista completa ao fim). Em 2021, o país havia caído para a 13ª colocação, prejudicado, em grande parte, pela forte perda de valor do real frente ao dólar naquele ano.