Quais são os países fiscais?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Segundo a OCDE, existem mais de 40 lugares no mundo que se encaixam na definição de paraíso fiscal. Eles variam de países como a Suíça a territórios britânicos como a Ilha de Jersey e a Ilha de Man.
...
Principais paraísos fiscais

  • Andorra;
  • Aruba;
  • Bahamas;
  • Barbados;
  • Chipre;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Irlanda;
  • Jamaica;

De forma simples, os paraísos fiscais são países ou territórios que oferecem alíquotas de impostos mais baixas para pessoas e companhias estrangeiras. Também possuem uma política fiscal que garante o sigilo da identidade dos clientes e/ou da composição societária das empresas.

O paraíso fiscal facilita para que empresas e pessoas físicas guardem seu capital em um local com menor tributação e maior rendimento financeiro. A Suíça é tradicionalmente conhecida pelo seu sistema bancário e pela facilidade de abertura de contas e empresas offshore.

No entanto, não é ilegal manter uma conta em um paraíso fiscal. O que acontece é que é preciso relacionar os possíveis ganhos na declaração anual de imposto de renda, pois a Receita Federal considera que a não declaração é uma evasão fiscal.

Vantagens do Paraíso Fiscal
Facilidade para depositar, movimentar ou retirar capital; Pouca ou nenhuma burocracia financeira; Sigilo bancário, protegendo a identidade dos depositantes ou informação de depositantes; Tributação reduzida ou nula sobre o capital depositado.

Conheça 10 paraísos fiscais mais utilizados pelo mundo:
Bermudas,Países Baixos,Ilhas Cayman,Singapura,Ilha de Man,Ilhas Maurício,Mônaco,Suíça,Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas.

O que são os paraísos fiscais? Paraísos fiscais são territórios onde a tributação é mais simples e muito mais barata do que outros locais. Portanto, é comum que empresas como bancos e empresas financeiras invistam nessas regiões com a intenção de reduzir os custos de suas atividades.

Brunei é o país

Brunei. De acordo com diversas fontes, o Brunei é o país com a menor carga tributária do mundo. Tanto que o país arrecada cerca de somente 8,7% em tributos! Trata-se de um pequeno país localizado na Ásia e é governado por um sultão muçulmano.

As offshores normalmente são abertas em paraísos fiscais, que são países ou jurisdições onde a tributação de renda é inferior a 20% ou mesmo inexistente. Além disso, os paraísos fiscais oferecem sigilo em relação à composição societária das empresas e das transações bancárias.

O termo offshore é uma expressão que em tradução direta significa fora da costa. São empresas constituídas fora do Brasil, geralmente, os negócios offshore são abertos em países que oferecem grandes benefícios fiscais e com tributação favorecida, considerados paraísos fiscais.

Embora a economia suíça seja baseada nos serviços, também conta com um setor industrial forte, centrado nas exportações. Uma das joias dessa indústria são os famosos relógios suíços, reconhecidos internacionalmente.

Os suíços foram nessa época para as fazendas de café do Oeste Paulista, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O regime de semiescravidão era uma ameaça concreta para os cerca de 2 mil suíços que vieram trabalhar nas plantações de café, entre 1852 e 1857.

Superfaturamento das Importações e Subfaturamento das Exportações (Preços de Transferência - Legislação e Normas), Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Sonegação Fiscal.

Não há burocracia. Basta escolher um nome qualquer para a companhia, enviar uma cópia do passaporte e uma carta de referência de um banco brasileiro por fax. Em 6 dias, a empresa já recebe e faz pagamentos, emite recibos e possui conta bancária aberta em um banco local.

As atividades bancárias são destaque, as ilhas das Bahamas e Cayman são "paraísos fiscais", onde se esconde dinheiro, pagando baixos impostos e guardando sigilosamente o nome do correntista.

Inicialmente, não há crime (fato típico) ou infração administrativa na mera posse de elevada quantidade de dinheiro. Ainda, a apreensão e a declaração de perdimento só podem ser feitas com base legal, é a regra do art. 5º, inc. II, da CF (princípio da legalidade).

O que NÃO fazer com seu dinheiro em 2021

  • Investir na poupança. ...
  • Duvidar do mercado. ...
  • Concentrar sua carteira. ...
  • Esperar as mínimas para investir. ...
  • Ignorar as tendências ESG.

A Lei nº 9.613 de 1998 descreve o crime de “lavagem” ou ocultação de bens, muito conhecido como lavagem de dinheiro, que consiste no ato de ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens ou valores que sejam frutos de crimes.

A lista da Receita de paraísos fiscais inclui mais de 60 países, e os mais conhecidos são os localizados na região do Caribe, como Bahamas e Ilhas Cayman. É comum que offshores sejam abertas nesses paraísos fiscais porque os donos podem pagar pouco, ou nenhum, imposto em relação aos lucros e ativos que possuem.

Os paraísos fiscais funcionam por meio de uma tributação reduzida ou mesmo nula sobre o capital que é depositado. Nessas regiões, estrangeiros encontram pouca burocracia para fazer depósitos e movimentações financeiras, abrir conta ou registrar uma empresa.

Resposta: Bahamas, Suiça, Ilhas Cayman, Ilhas Bermudas, Ilhas Caicos, Luxemburgo. Podemos ver que se concentram em ilhas mais afastadas. Não movimentam o mesmo volume de dinheiro, por quê há alguns paraísos onde tem mais tributos e outros que não.