Quais são os padrões de moda atuais?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Hoje, modelos e celebridades se misturam, mas o padrão da passarela e das campanhas de moda continua sendo, majoritariamente, magro, e o mesmo acontece com as celebridades do nosso tempo, que influenciam diretamente na percepção estética das mulheres, muito mais do que a moda em si.

A moda é um fenômeno sócio cultural que expressa hábitos ,usos, costumes da sociedade, num determinado momento. As tendências da moda surgem, associadas a uma passagem das estações.

Normas que ditam o correto e incorreto, a estatura, espessura, a vestimenta específica para trabalhar e sair e a maquiagem correta a ser usada. São este e diversos outros fatores que são impostos socialmente, e, ainda observados por grupos específicos.

O corpo já não é mais visto como um instrumento, como uma máquina, como uma estrutura que já nasce pronta, fixada. Cada vez mais o corpo é visto como algo que se revela aberto a mudanças, como um processo vivo, em constante transformação.

O que são padrões de beleza? O conceito de padrões de beleza está relacionado ao conjunto de características físicas que são tidas como ideais e tornam-se modelos a serem seguidas pelas pessoas. Esses modelos variam de acordo com o período histórico, cultura e idade das pessoas.

Ao longo do tempo os padrões de beleza se modificam conforme as tendências de cada época. Mas no Brasil, o padrão se consolidou pela sensualidade, seios fartos e quadris largos, muito influenciado pela cultura indígena, carnavalesca e liberdade de exposição de corpos.

O estilo padrão é um grupo de configurações que controlam a aparência de um item de diagrama: Fonte. Tipo de entidade ou de vínculo. Exibir opções, como quais propriedades dos itens serão mostradas no diagrama.

O que é padrão de beleza
Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária. Ou seja, apesar de termos características físicas próprias, muitas de nós passamos a buscar determinados atributos para nos encaixar no padrão: peso, altura, cor dos olhos e dos cabelos, tamanho dos seios e muito mais.

Roupas Cropped
Esse tipo de moda feminina já é febre desde o verão de 2022 e algumas peças vieram para ficar. Algumas outras estão chegando com força total são shorts jeans, saias e vestidinhos curtos. Cropped gola alta sem manga – Créditos: Lorena's modas.

A moda tem a capacidade de mudar e dar sentido à vida graças à conexão pessoal que tem com todos nós. Todos nós precisamos usar roupas, e cada peça que compramos representa uma escolha pessoal. Essa relação intrinsecamente humana entre nós e nossa moda que transforma a questão em algo político.

Peças práticas e funcionais
A praticidade também é tendência de moda para 2023, com a proposta de looks funcionais para o dia a dia e até eventos especiais. Ela é marcada, principalmente, por peças variadas com bolsos grandes — normalmente mais de dois.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

A sociedade esperava que as mulheres tivessem olhos grandes, pés pequenos, cintura fina, cabelo longo e bem escuro, dentes brancos e pele pálida. Um corpo arredondado, com quadris largos e seios grandes, era sinônimo de beleza. O padrão ainda impunha pele branca, cabelo loiro e testa grande.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p. 19).