Quais são os outros nomes do Arcadismo?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O nome “arcadismo”, que também é conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga e foi um movimento literário que surgiu na Europa com a proposta de eliminar os rebuscamentos e os ornamentos exagerados da estética barroca.

O Arcadismo, Setecentismo ou, ainda, Neoclassicismo foi o estilo literário predominante no século XVIII. Presente em diversos lugares do mundo, teve importância fundamental em Portugal e no Brasil. Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica.

O Arcadismo é uma estética literária que retomou a estética greco-romana, a qual também esteve presente no Renascimento. Além disso, tinha como principal característica a idealização da vida no campo.

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

Manuel Maria Barbosa Du Bocage

A maior figura representativa do arcadismo em Portugal era o poeta português Manuel Maria Barbosa Du Bocage, mais conhecido pelo sobrenome Bocage.

A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.

O Barroco era totalmente rebuscado ligado ao conflito de sentimentos, exagero e religiosidade. Já o Arcadismo oferta uma vida mais simples, com base na natureza. Para compreender melhor as características do Arcadismo é necessário saber o que acontecia em Portugal, berço desse movimento, durante o ano de 1.700.

O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. Grandes autores e obras representam o Arcadismo no Brasil. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII.

O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

O Arcadismo foi o principal movimento literário brasileiro da segunda metade do século XVIII e foi altamente influenciado pelo contexto histórico da época. Capa de “Marília de Dirceu” (grafia atual) de Tomás Antônio Gonzaga, obra icônica do Arcadismo brasileiro.

Além disso, eram chamados de “Poetas Fingidores” posto que utilizavam pseudônimos (nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina) em suas obras simulando sentimentos poéticos bem como imitavam os clássicos renascentistas.

Cláudio Manuel da Costa

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789)
Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia.

Tomás Antônio Gonzaga
Poeta, jurista, político ativo e membro da Inconfidência Mineira. Tomás Antônio Gonzaga foi considerado o precursor do movimento que conspirou a separação do Brasil com Portugal no período do arcadismo no Brasil. Nasceu em 1744 e faleceu em 1810 aos 66 anos de idade.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.