Quais são os ossos sesamóides?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os ossos sesamóides são dois ossinhos localizados nos pés, atrás do dedão, na região do peito do pé, ao redor do primeiro metatarso. Quando esses ossos inflamam, causando dor e incômodo ao paciente, ele recebe o diagnóstico de sesamoidite.

Classificação de ossos sesamoide
São pequenos e chatos. Eles são encontrados em tendões, nos lugares onde cruzam as extremidades dos ossos longos nos membros. Estes ossos são chamados de intratendíneos. Encontram-se também em cápsula fibrosas nas articulações e são chamados de periarticulares.

Estruturas subjacentes:

  • Osso sesamóide ulnar do polegar.
  • Osso sesamóide radial do polegar.
  • Osso sesamóide da articulação interfalângica do polegar.

Anatomia dos Sesamóides:
Possuimos 2 ossos sesamóides: o sesamóide medial (tibial) e o sesamóide lateral (fibular). Esses ossos ficam posicionados abaixo da cabeça do 1º metatatarso (primeiro dedo), “âncorados” pelo tendão flexor curto do hallux e separados por uma crista óssea.

A patela é um osso sesamóide, ou seja, um tipo de osso que é envolvido por um tendão ou músculo. Sua principal função consiste em otimizar o que chamamos de mecanismo extensor do joelho, aumentando a potência do músculo do quadríceps.

tálus

O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do pé. A porção anterior é composta pelos ossos cuboide, navicular, cuneiformes (sendo estes medial, intermédio e lateral). O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula.

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

Osso móvel em forma de U que fica na parte anterior do pescoço na altura da terceira VÉRTEBRA CERVICAL. O osso hioide fica suspenso pelos processos do OSSO TEMPORAL por ligamentos, e é firmemente aderido à CARTILAGEM TIREÓIDEA por músculos.

A classificação dos ossos mais utilizada é aquela que leva em consideração a morfologia dos ossos, agrupando-os de acordo com a predominância do comprimento, da largura ou da espessura. Sendo assim, os ossos são classificados em longos, curtos, laminares, irregulares, pneumáticos e sesamóides.

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

Juntos eles formam a porção óssea da cavidade craniana, que protege importantes estruturas, como o cérebro e o cerebelo.

  • Osso frontal. ...
  • Ossos temporais. ...
  • Ossos parietais. ...
  • Osso occipital. ...
  • Osso esfenoide. ...
  • Osso etmoide.

O osso pisiforme é encontrado na fileira proximal do carpo. Ele está localizado aonde a ulna se encontra com o carpo, no punho. Ele se articula somente com o osso piramidal. É um osso sesamóide.

Osso pisiforme

Osso pisiforme
O pisiforme é um osso sesamoide, ou seja, está totalmente incorporado a um tendão, mais especificamente o tendão do músculo flexor ulnar do carpo.

Ossos curtos
São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).

Mas os sesamóides são diferentes dos outros ossos pois eles se encontram dentro de tendões e sua principal função é de agir como polias, auxiliando na movimentação das estruturas tendíneas.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

Ossos sesamoides são pequenos nódulos ossificados inseridos nos tendões, que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem vários ossos sesamoides em vários locais do corpo, como a “palma” da mão ou as bases dos dedos, cujo número varia aleatoriamente.

A patela, antigamente conhecida como rótula, é o osso da frente do joelho, responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

A estrutura óssea do quadril consiste nos ossos pélvicos (ilíacos), sacro e cóccix. O osso pélvico é formado pela união dos ossos ílio, ísquio e púbis. Cada pessoa apresenta um par de ossos pélvicos, articulados entre si pela sínfise púbica, e ligados ao sacro.

O osso do calcanhar (calcâneo) está localizado na parte posterior do pé.