Quais são os ossos dos membros inferiores exceto?

Perguntado por: uoliveira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

O osso que não faz parte dos membros inferiores é o úmero.

São ossos dos membros superiores, exceto:

  • Radio.
  • Ulna.
  • Úmero.
  • Tíbia.

Membros superiores: são formados pelo úmero (braço), ulna e rádio (antebraço), carpos (punho), metacarpos (palma da mão) e falanges (dedos). Membros inferiores: são formados pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (perna), patela (joelho), tarsos, metatarsos e falanges (dedos).

O nosso corpo é dividido em três partes, que nós conseguimos distinguir facilmente, que é uma cabeça, um tronco e quatro membros, que são os braços e pernas. Os quatro membros são, então, divididos em membros superiores, os dois braços, e os membros inferiores, as duas pernas.

MMII

O termo "MMII" representa a sigla médica para "membros inferiores", o que inclui pés, pernas e coxas.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

tíbia

Os dois principais ossos da perna são a tíbia (osso da canela), localizada medialmente, e a fíbula, que localiza-se mais lateralmente. A tíbia é o maior dos dois, e por isso é responsável pelo suporte de peso.

Os membros superiores são formados por 64 ossos sendo 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas), 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio) e 54 nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.

Os membros superiores, incluindo a cintura escapular, possuem 64 ossos, e os membros inferiores, incluindo a cintura pélvica, possuem 62.

O carpo ou punho, a primeira parte da mão, é formado por 8 ossos. Na fileira proximal – perto do antebraço – possui 4 ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. E na fileira distal – próxima dos dedos – os outros 4 ossos: trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

Está conectado ao tronco pelo seu cíngulo (escápula, clavícula e completado anteriormente pelo manúbrio esternal) e apresenta quatro segmentos: ombro, braço, antebraço e mão e suas divisões (ombro, axila, braço, cotovelo, antebraço, carpo, mão e dedos) realizado pelas suas articulações.

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula).

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

Membros superiores: Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Cintura escapular: A cintura escapular é constituída pela clavícula e pela escápula.

A parte inferior da perna, ou apenas “perna” em termos anatómicos, é a parte do membro inferior entre o joelho e a articulação do tornozelo. A estrutura óssea é composta pelos ossos da tíbia e perónio, que articulam entre si nas articulações tibioperoneais proximal e distal.

úmero

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

Que ocupa o lugar mais baixo de uma escala.

A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O osso da coxa, ou fêmur, é o osso grande da porção superior da perna que liga os ossos da porção inferior da perna (articulação do joelho) ao osso pélvico (articulação do quadril).

Chamam-se membros as partes articuladas de muitos animais que permitem a locomoção e — no caso do ser humano e outros primatas — transporte de carga e crias e manuseamento de ferramentas. Os membros que se projectam do tronco são os membros superiores (braços) e os membros inferiores (pernas).

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.