Quais são os orixás fun fun?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

São orixás funfuns: Oxalufã, Obatalá (Oxalá), Odudua, Oxapopô, Oxaguiã e Obalufom, sendo este último disputado por alguns autores.

Esta cor é marca da ancestralidade, a grande marca do Alá Funfun, o grande pano branco que envolve os filhos de santo e marca a memória e as identidades-míticas. que indicam parágrafos em eles foram escritos, dado que as diversas traduções diferem dos manuscritos ou livros originais.

Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença; Xangô, senhor dos raios e trovões; Iemanjá, a mãe de todos os orixás; e Oxalá, o grande orixá da criação.

As peças são representações de Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Nanã e Iansã.

Significado de Arrobobô
substantivo masculino [Folclore] Saudação ao orixá Oxumarê.

O mais venerado dos Orixás.
Corresponde, na tradição Angola, aos minkisi Lemba e Lembaraganga. Dia da semana: Sexta-feira ou Domingo.

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Xangô e São Jerônimo
Xangô é associado ao Santo Católico São Jerônimo que foi um sacerdote que viveu como eremita em uma ilha para se dedicar aos estudos sagrados. Além disso, foi um historiador e teólogo. Sua obra mais famosa é a tradução da Bíblia para o Latim. É conhecido como o santo que "escreve a Lei de Deus".

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Oxalá – Orixá maior
Através de seu gênio calmo, atinge seus objetivos de forma natural.

Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos. Nanã: orixá origem de todos - mais velha entre eles - senhora dos pântanos, águas profundas e nevoeiros. Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.

Tipos de Exu: Tranca-Rua (serventia direta de Orixá Ogum), Marabô (Oxóssi), Sete Encruzilhadas (Orixalá), Exu Gira mundo (Orixá Xangô), Exu Pinga Fogo (Yorimá), Exu Tiriri (Yori).

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Continuar lendo Quais são os 3 orixás?