Quais são os órgãos Retroperitoneais?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os órgãos retroperitoneais são encontrados posterior ao peritônio, no espaço retroperitoneal, com somente sua parede anterior recoberta pelo peritônio parietal. Se eles se desenvolvem e permanecem fora do peritônio, eles são órgãos primariamente retroperitoneais: rim, glândulas adrenais e ureter.

Assim, o retroperitônio é o espaço da cavidade abdominal que imediatamente posterior ao que é recoberto pelo peritônio. Atualmente,os tumores do retroperitônio representam apenas 0,2% de todos os cânceres diagnosticados. São comuns de ocorrer em indivíduos de 40 a 60 anos, mas podem se manifestar em qualquer idade.

Órgãos retroperitoneais e subperitoneais
Estão situados externamente ao peritônio parietal, e são apenas parcialmente cobertos por peritônio (geralmente apenas em uma face).

Cólon descendente
Esta parte do cólon é retroperitoneal.

Intestino delgado
Se estendendo do piloro até a flexura duodenojejunal, possui trajeto em forma de C ao redor da cabeça do pâncreas e está fixada pelo peritônio a estruturas na parede posterior do abdome, sendo considerada parcialmente retroperitoneal.

Os linfonodos lombares ou retroperitoneais estão comummente localizados ao redor da aorta abdominal e da veia cava inferior, formando três grupos distintos: lombar esquerdo (para-aórtico), lombar direito (para-caval) e linfonodos intermediários. Este último grupo está situado entre os dois grandes vasos abdominais.

Diagnóstico do câncer de peritônio
Os principais são: Exames de imagem – são úteis na avaliação de pacientes com sintomas sugestivos de carcinomatose peritoneal. A tomografia computadorizada ou ressonância magnética do abdômen e da pelve pode confirmar a presença de doença nova ou recorrente no peritônio.

É uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais. O espaço entre esses órgãos é a cavidade peritoneal.

O Lipossarcoma Retroperitoneal é um tumor maligno raro, originado da célula mesenquimal primitiva. Esta célula sofre alterações em seu código genético, produzindo tecido adiposo atípico. Esta pesquisa tem como objetivo relatar um caso em que houve o diagnóstico de Lipossarcoma Retroperitoneal Gigante.

A especialista relata ainda que, na rotina médica, a maioria dos casos de câncer no peritônio é consequência de metástase, ou seja, quando as células cancerosas se originam em outro órgão e avançam para o peritônio. Nesse caso, a origem provável é câncer colorretal, de ovário, estômago ou pâncreas.

O peritônio é um dos maiores tecidos do corpo humano, em extensão – como a pele –, revestindo praticamente todas as estruturas do abdômen e a parede abdominal, especialmente aquelas contidas pela cavidade pélvica – anatomicamente localizada entre o diafragma e o osso pélvico.

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura.

Quadrantes Abdominais

Região Abdominopélvica SuperiorRegião Abdominopélvica Média
No nível da nona costelaEntre as nonas costelas e os ossos do quadril
Região Hipocondríaca Direita Região Epigástrica Região Hipocondríaca EsquerdaRegião Lateral Direita Região Umbilical Região Lateral Esquerda

A peritonite ocorre quando a fina camada de tecido dentro do abdômen fica inflamada. A camada de tecido é chamada de peritônio. Essa camada, fica entre o tórax e a pélvis e que envolve as víceras e os órgãos como rins, estômago, pancreas e baço.

Como manifestações clínicas, apresentam principalmente massa abdominal e perda de peso, dor abdominal vaga e difusa. O diagnóstico diferencial é com hematoma (geralmente associado à história de trauma ou anticoagulantes), abscessos (que cursam com febre, leucocitose) e metástase ou cistos (rim, pâncreas, adrenal).