Quais são os órgãos que produzem sons Timpanicos a percussão?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.

Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);

Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço.

Designam-se por instrumentos de percussão porque na sua maioria, para produzir som têm de percutir, ou seja, bater. Podem ser percutidos com as mãos, baquetas ou pedais, contudo há instrumentos de percussão que produzem som ao ser agitados, raspados, beliscados ou friccionados.

Na música, chamamos de percussão uma leva gigante de instrumentos que têm uma função rítmica e que não podem ter uma afinação precisa. Assim, são chamados de instrumentos de altura indefinida. Na lista, temos instrumentos como os tambores, pratos, e miúdos como ganzá, reco-reco, carrilhão etc.

A percussão é um exame feito no animal quando está posicionado em decúbito lateral. Visa localizar a presença de sons anormais na cavidade abdominal. “O médico utiliza os dedos para fazer uma pressão sobre a parede do abdômen e, por isso, esse tipo de percussão é chamada de dígito-digital.

Quatro tipos de sons podem ser encontrados na percussão abdominal: timpânico, hipertimpânico, maciço e submaciço. O timpanismo costuma predominar, em função dos gases existentes no aparelho gastrointestinal. É o som apresentado pelo abdome normal em quase toda a sua extensão.

O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

O som maciço é produzido quando se percute uma região sólida, desprovida de líquido e ar como, por exemplo, o fígado. O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido.

Na música, instrumento de percussão é um objeto construído para produzir som através de: agitação, raspagem, ou impacto com o auxílio de baquetas ou das mãos.

A percussão deve ser realizada com a técnica dígito-digital de Gerhardt, na qual o dedo percutor (indicador ou médio da mão dominante) deve percutir o dedo plexímetro (indicador ou médio da outra mão) que deve estar apoiado horizontalmente em um espaço intercostal.

Dentro dos instrumentos de percussão idiofones, os mais conhecidos: gongo, triângulo, berimbau, pratos, castanholas, reco-reco, cajón, carrilhão, chocalho, sistro, sino e matraca.

A percussão direta é realizada golpeando-se diretamente com as pontas dos dedos a região alvo. Os dedos devem estar fletidos, imitando a forma de um martelo, e os movimentos de golpear são feitos pela articulação do punho.

Existem três tipos de instrumentos de percussão: os que produzem som por raspagem, impacto ou agitação. Uma das principais funções desse tipo de instrumento é conferir ritmo à musica, porém existem instrumentos melódicos, como o xilofone.

Percussão: Dispositivos que são tocados por efeito com o fator que gera o ruído, seja ele uma pele, uma corda ou o próprio corpo humano do instrumento. Esta é a maneira mais comum de tocar.

Podemos classificar os instrumentos de percussão em idiofones, membranofones e cordofones, de acordo com o elemento que produz o som. Alguns são de afinação definida e outros de afinação indefinida. No caso dos idiofones, é o próprio corpo do instrumento que produz o som.

Em toda a história, os registros dos instrumentos de percussão vieram antes da escrita, mostrando que a prática musical está inteiramente ligada à história e evolução cultural do homem. Creio que os tambores usados principalmente nas culturas africanas, são amostras dos primórdios da percussão.

Conforme esses sons são emitidos, o médico consegue avaliar a saúde pulmonar e respiratória do paciente, podendo levantar hipóteses de diagnóstico ou encaminhar o paciente para diferentes tipos de tratamento médico, se necessário. Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

Percussão na semiologia abdominal
A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);