Quais são os órgãos que a costela protege?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Consiste em 12 pares de costelas com suas cartilagens costais e o esterno. As costelas são ancoradas posteriormente às 12 vértebras torácicas (T1-T12). A caixa torácica protege o coração e os pulmões.

Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura.

A Caixa torácica é uma estrutura formada pelas vértebras torácicas e costelas, o esterno (esterno) e as cartilagens costais (que prendem as costelas ao esterno).

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo.

O baço é o maior órgão do sistema linfático. Sua medida é próxima à de um punho humano fechado. Localiza-se do lado esquerdo do corpo, abaixo das costelas, ossos que fornecem sua proteção. A ruptura desse órgão só acontece em casos de traumas muito fortes, muitas vezes envolvendo a fratura das costelas.

Dor embaixo da Costela Esquerda nas Costas
O incômodo localizado abaixo da costela esquerda nas costas pode estar ligado a complicações em órgãos como o baço, o rim esquerdo ou o estômago. Além disso, outras causas possíveis englobam lesões musculares, hérnia de disco e desordens na coluna vertebral.

O que é dor na costela? Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

No chamado esqueleto axial, temos o crânio, as vértebras, as costelas, o esterno e o osso hioide: Crânio: formado por 28 ossos, é a porção responsável por garantir, principalmente, a proteção do encéfalo. Vértebras: formam a chamada coluna vertebral, a qual é composta por 26 ossos (33 vértebras).

Geralmente concentrada nas laterais da coluna vertebral – próxima do nervo ciático -, essa dor se caracteriza por ser um incômodo constante, com ocasionais pontadas mais pronunciadas.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço.

Em geral, um golpe suficientemente forte para causar tórax flácido também fere o pulmão abaixo da área lesionada (chamado de contusão pulmonar. As pessoas têm dor, em geral devido à lesão na parede torácica, e muitas vezes sentem falta de ar.

A cirurgia para retirada de costela é feita para afinar a cintura. Na mesma, são retirados os dois últimos pares de costela, dos doze que temos no corpo humano.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Os órgãos que ficam do lado esquerdo do abdômen são pâncreas, baço, estômago, parte dos intestinos e o rim esquerdo6.

Causas da dor no lado direito da barriga
Existem muitas condições que podem causar dor abdominal inferior direita, mas uma das causas mais comuns é a apendicite. Outras causas incluem: Colite ou inflamação do cólon (intestino grosso) Diverticulite ou inflamação de uma bolsa saliente do cólon.

Quando o organismo nota que o baço foi retirado, ele irá se adaptar para suprir as funções até então desempenhadas por esse órgão. O fígado, por exemplo, assume o papel na luta contra as infecções e filtra as células vermelhas do sangue. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano.