Quais são os ônus reais?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Representam direitos sobre coisa alheia e prevalecem erga omnes. Logo, o uso, a habitação, o usufruto, a hipoteca, o penhor, dentre outros, são exemplos de ônus reais. Em todos eles existem limitações por parte do proprietário sobre a coisa, cada qual com sua particularidade.

O que são Ônus:
Na área do Direito, ônus é um tipo de encargo, ou imposto, que coisas móveis ou imóveis possuem, por exemplo, através da força de direito sobre bens alheios, como penhor, hipoteca.

Benefícios da emissão da certidão de ônus reais
A certidão de ônus reais beneficia quem está considerando comprar um bem. Então, por isso, com ela é mais fácil saber se o imóvel apresenta alguma pendência que pode ser um problema após estar na casa ou apartamento.

Como tirar a certidão de ônus reais? A solicitação deste documento deve ser realizada perante o cartório em que o imóvel está registrado. Existe ainda a possibilidade de fazer essa solicitação de forma online, em sites como: Central das Certidões, e-cartório, Registradores, entre outros.

As certidões de ônus reais têm prazo de validade de 30 dias.

Muita gente acredita que apenas o proprietário pode solicitar a certidão de ônus reais, mas a verdade é que qualquer pessoa pode pedir o documento. Por se tratar de um registro público, a consulta pode ser feita por qualquer interessado.

O jeito mais flexível é solicitar o documento pela internet, em sites como o Central das Certidões (antigo Cartório 24 Horas) e o Registradores. Mesmo na internet, o processo para pedir a certidão de ônus é sempre feito por meio do mesmo cartório de registro de imóveis em que a residência está registrada!

Neste caso, a Certidão de Ônus Reais faz parte das despesas do vendedor. O comprador tem outras responsabilidades, como pagamento do ITBI e outros registros.

Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura” .

A certidão de ônus reais é uma comprovação emitida em Cartório que garante a veracidade das informações sobre o imóvel. Como o nome mesmo sugere, a intenção deste documento é fazer uma busca dos registros de qualquer tipo de ônus que aquele imóvel tenha. Isso garante segurança à negociação de compra e venda.

Passo-a-passo de como solicitar a certidão de ônus reais:

  1. 1º Passo. Se quiser aderir aos trâmites menos burocráticos, basta acessar nosso site Cartório de Registro de Imóveis! ...
  2. 3º Passo. Informe os dados do imóvel.
  3. 4º Passo. Preencha agora seus dados e endereço de entrega da certidão solicitada.
  4. 5º Passo.

A certidão negativa de imóvel, ou certidão de ônus reais negativa, é um documento emitido por órgãos governamentais que declara que a propriedade não tem pendências financeiras nem processuais. Ou seja, não existe nenhum ônus, como hipoteca, usufruto ou penhora do bem.

A diferença é que na certidão de ônus Reais constam todas as informações sobre as CONDIÇÕES do Imóvel, enquanto a de Inteiro Teor estarão disponíveis as informações sobre os DADOS do Imóvel.

As certidões de ônus e ações expedidas pelo Oficial de Registro de Imóveis atestam a existência ou não de ônus reais (ex.: hipoteca, usufruto, alienação fiduciária, etc.), cláusulas (ex.: impenhorabilidade, incomunicabilidade, etc.) ou gravames (ex.: penhoras, restrições administrativas, ausência de quitação, etc.)

É deixar via registro um impedimento ou divida que recaia sobre o imóvel para consulta publica.

O Projeto de Lei 726/20 determina que as certidões necessárias para a prática de atos notariais e registrais terão validade de 90 dias. Atualmente, a praxe nos cartórios é a exigência de atualização após 30 dias.

A certidão de inteiro teor do imóvel, também chamada de certidão de matrícula ou certidão de registro, nada mais é do que a reprodução fiel da matrícula do imóvel, na qual constam todos os dados já supracitados, tais como: localização, lote, quadra, nome do proprietário atual, datas dos registros e averbações, e tudo ...

O preço desta certidão pode ser acrescido de aproximadamente de R$ 35,68 por folha adicional (2 cópias).

Geralmente, esse número está presente na escritura do imóvel. Nesse documento, você vai encontrar o número da matrícula e outros dados importantes sobre a transação de compra e venda. Além disso, o número da matrícula deve estar descrito no contrato de compra e venda do imóvel.