Quais são os oito sentidos?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato, vestibular e proprioceptivos) têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos, que são transmitidos ao sistema nervoso central que determina as diferentes reações do nosso organismo.

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

A sinestesia, o sétimo sentido, é que transformará e fará diferença nas pessoas, nos ambientes e no mundo corporativo.

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

Tato, paladar, olfato, visão e audição fazem parte de uma resposta consensual – todos eles existem, mas podem ser expandidos para classificações mais complexas. Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato.

Índice

  • 3.1 Visão.
  • 3.2 Audição.
  • 3.3 Paladar.
  • 3.4 Olfato.
  • 3.5 Tato.

De longe, os órgãos dos sentidos mais importantes são os olhos. Percebemos até 80 % de todas as nossas impressões através da nossa visão. E se os nossos sentidos como o paladar ou o olfato param de funcionar, são os olhos que nos protegem contra qualquer perigo.

Dicas: Lencinho com seu cheiro, perfume, velas aromáticas ou um Aromatizador feito por você. PALADAR: Seu beijo adoça minha vida, acalma minhas mágoas e me permite voar pra longe… Dicas: Chocolates, cupcakes personalizados, vinho, champagne, cervejas, etc. Já viram o mimo Recheadinho de amor por você da Dandara?

Deus nos criou com cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Técnicas para despertar a intuição

  1. Mais atenção com os sonhos.
  2. Anote os pensamentos diários.
  3. Não despreze as emoções.
  4. Manter em equilíbrio a mente, o corpo e o coração.
  5. Observação do mundo.
  6. Aproveite os momentos de solidão.

Apesar de nem todos estarem convencidos de que as mães têm um sexto sentido, os especialistas concordam que elas podem ser mais sensíveis. A psicóloga Rubia Passamai explica que a intuição, segundo a ciência, traduz-se pela capacidade de relacionar as informações emocionais com as racionais.

Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.

O sexto sentido é basicamente a capacidade de um ser humano de perceber algo que não está realmente lá. Por exemplo, você sente que algo vai acontecer antes mesmo de realmente experimentá-los. Ou, você sonha com algo e se torna realidade.

Umami, que também é conhecido como glutamato monossódico, é um dos quintos sabores principais, incluindo doce, azedo, amargo e salgado. Umami significa “essência da delícia” em japonês, e seu sabor é frequentemente descrito como a delícia carnuda e saborosa que aprofunda o sabor.

São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal. Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.

A idéia de que temos apenas 5 formas de perceber o mundo foi formulada pelo filósofo grego Aristóteles no século 4 a.C. e, de forma um tanto impressionante, permanece popular até hoje. A ciência, no entanto, já percebeu que os nossos sentidos passam de 20 e são bastante maleáveis, complexos e interessantes.

Olhar, ouvir, tocar, cheirar e saborear são atividades que dependem dos cinco sentidos. A visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar elevam o ser humano à condição de ser único na natureza.

A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.

Uma dada direção, possui sempre dois sentidos. Por exemplo, na direção vertical, temos o sentido de baixo para cima, e o sentido de cima para baixo. Enquanto que, na direção horizontal, temos o sentido da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita.

O estímulo dos cinco sentidos na educação infantil
Experiências que brinquem com o visual, músicas que trabalhem a audição, atividades que tragam diferentes texturas para serem tocadas e pisadas, entre tantas outras, ajudam a criar uma bagagem sensorial importantíssima para as crianças.

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.