Quais são os objetos usados em laboratório?

Perguntado por: eevangelista7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Objetos de laboratório de química

  • Óculos, luvas e aventais. Os óculos de segurança são necessários em todos os laboratórios escolares de química. ...
  • Becker. ...
  • Erlenmeyer. ...
  • Tubo de ensaio. ...
  • Vidro de relógio. ...
  • Funil. ...
  • Recipientes graduados. ...
  • Bico de Bunsen.

Frascos laboratoriais
Também conhecidos por matrazes ou balões, há diversos tipos e funcionalidades de frascos utilizados em laboratório. Tais como: Frasco de Erlenmeyer. Frasco de Florence.

As vidrarias de laboratório são utensílios de vidro usados para análises, separação de misturas, reações e testes. O béquer, o erlenmeyer e o tubo de ensaio são exemplos. Algumas vidrarias indispensáveis em um laboratório são o béquer, o erlenmeyer e o balão de fundo chato mostrados acima.

Além dos materiais necessários para a condução dos experimentos, todo laboratório deve ser equipado com itens de segurança individual e coletiva. Os mais importantes são: chuveiro de emergência, extintores, lava-olhos, luz de emergência, placas de sinalização, luvas, óculos de proteção, e muitos outros.

autoclave de laboratório

A autoclave de laboratório é um instrumento que usa pressão e calor para esterilizar materiais. É usado extensivamente em ambientes médicos, laboratoriais e industriais, pois é um método seguro e eficiente de esterilização.

Basicamente o pesa filtro é uma ferramenta do laboratório que é utilizada para fazer a pesagem de sólidos. O pesa filtro é recipiente destinado à pesagem de substâncias que sofrem alteração em contato com o meio ambiente (absorção de umidade, de gás carbônico; volatilização; etc.).

A Química é a área que estuda a matéria, analisando suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos. Assim, podemos afirmar que a matéria é o principal objeto de estudo da Química.

Técnico de laboratório
Esse profissional precisa contar com conhecimentos científicos, para, por exemplo, ser capaz de diagnosticar uma doença de origem parasitária. Saber realizar exames diferenciados e específicos a fim de atender a demanda médica é fundamental.

O papel do laboratório é, portanto, o de conectar dois mundos, o da teoria e o da prática” (p. 10). O autor nos remete a identificar o laboratório como espaço no qual é possível atribuir significados e potencializar o conhecimento teórico.

Os tubos para coleta de sangue se diferenciam uns dos outros pelas cores da tampa, sendo elas:

  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

Becker de vidro

O Becker de vidro é uma das vidrarias de laboratório mais utilizada na experiências no laboratório. Na linguagem química, um becker é um recipiente cilíndrico, geralmente de vidro, com um fundo plano e um pequeno bico (ou bico).

O caderno de laboratório é uma ferramenta de organização e de memória que serve de registro primário da pesquisa científica e das atividades relacionadas.

A proveta é um instrumento laboratorial de formato cilíndrico que serve para medição de líquidos para os mais variados fins. Pode realizar medições diversas, de acordo com o tamanho, e sua fabricação é geralmente em plástico ou vidro — o que afeta diretamente seu preço no mercado.

Um dos materiais mais utilizados em laboratórios, o frasco de Erlenmeyer (chamado também de balão de Erlenmeyer) é fundamental para diversos procedimentos que envolvem soluções químicas, como ácidos e outras substâncias, permitindo que sejam observadas reações e analisados diferentes processos químicos.