Quais são os objetos que flutuam na água?

Perguntado por: aguimaraes8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Resposta verificada por especialistas. Objetos que flutuam tem densidade menor que o líquido tal como: isopor, lápis e papelão. Objetos que não flutuam tem densidade maior que o líquido, tal como: metal, pedra e feijão cru.

O pedaço de madeira ocupa um espaço maior dentro da água do que o prego e por isso não vai ao fundo mesmo sendo mais pesado.

Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

Ao colocar cuidadosamente o clipe sobre a água, este a deforma, o que gera uma força elástica, semelhante à de uma mola, no sentido de restaurar a forma original da superfície. É esta força que sustenta o clipe.

A casca da laranja está cheia de pequenas bolsas de ar que fazem com que a laranja tenha uma densidade menor que a água. Por isso é que a laranja com casca flutua na água.

Hoje no mercado temos uma série de marcas que flutuam por si próprias, mas às vezes fica difícil de encontrá-las. As salsichas de frango, a sua grande maioria flutua. Tenho o hábito de sempre comprar entre três marcas, sendo a Pena Branca, DaGranja, a Hotdog Perdigão ou a tipo Viena vendida no mercado Dia.

Desses objetos os que não afundam são aqueles que possuem densidade menor que a água: óleo; pedaço de isopor, lápis, boia. Desses objetos os que afundam são aqueles que possuem densidade maior que a água: pedra; chumbo; vidro; ovo, tijolo.

A pedra-pomes é uma rocha vulcânica de baixa densidade, que pode flutuar na água. É produzida quando o magma resfria rapidamente.

Uma forma simples de saber se o corpo afundará ou não é comparando a densidade entre o objeto e o líquido, assim, caso o objeto possua uma densidade menor que o líquido ele irá boiar.

Um corpo flutuará noutro, não por ser mais leve, mas por ser menos denso. Depende da densidade de cada material, que é apresentada pela quantidade de elementos (átomos, massa) que estão presentes num determinado volume.

A madeira que boia tem mais ou menos a mesma densidade da água: em outras palavras, se um peso específico for menor do que 1. A maioria das madeiras são na verdade mais leves do que a água, mas algumas são mais pesadas e afundarão. A madeira da árvore pau-ferro, por exemplo, tem um peso específico de 1,15.

Sabe-se que um objeto mais denso que a água afunda nesse líquido, enquanto um objeto menos denso, boia. No entanto, mesmo um objeto mais denso pode flutuar sobre a superfície da água quando o peso dele for menor que a força devido à tensão superficial da água sobre ele.

É porque no casco da embarcação também há muito ar, que é mais leve do que a água. Então, o barco é mais leve do que a água, o que o faz flutuar! Fizemos a experiência na piscina da escola e comprovaram também que o pequeno barco de papel sulfite e de papel alumínio também não afundou numa quantidade maior de água.

O gelo flutua na água, porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente.

As forças que atuam no corpo são o seu peso mg, exercido pela Terra, e o empuxo E, devido ao líquido. O corpo flutua porque o módulo do empuxo é igual ao módulo do seu peso.

No tempo de repouso a matéria menos densa irá flutuar e a mais densa irá afundar.

Em geral, a ponta do iceberg corresponde a menos de 10% do volume total do mesmo. O gelo tem uma densidade ligeiramente menor do que a água, próxima do ponto de fusão da mesma. Assim, os icebergs flutuam devido à menor densidade do gelo.