Quais são os objetos de conhecimento?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

Compreender os diferentes usos dos tempos e modos verbais, de acordo com a situação enunciativa. Estabelecer correlação entre o verbo e o advérbio ou expressão temporal. Compreender a importância dos pronomes como elementos de coesão de um texto. Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes em um texto.

A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade durante a interação; apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e usá-los; criar sons com diversos materiais para acompanhar ritmos musicais; dialogar com os outros a fim de exprimir sentimentos, opiniões, etc.

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Tipo de atividades que podem ser realizadas em cada campo de experiência

  • pintar e misturar cores;
  • explorar diferentes texturas e pesos;
  • participar de jogos musicais;
  • identificar sons da natureza;
  • cantar;
  • brincar com massinha através de modelagem;
  • contar histórias;
  • fazer dobraduras.

"Ler é compreender e compreender é sobretudo um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender. É um processo que envolve ativamente o leitor, à medida que a compreensão que realiza não deriva da recitação do conteúdo em questão.

A habilidade EF35LP04 consiste em: Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. - Fonema e grafema. (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

A habilidade EF35LP01 consiste em: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Logo, e-books, imagens digitais, podcasts, vídeos on-line, portais de conteúdo, simulações, softwares, jogos digitais, entre outros, são todos exemplos de objetos de aprendizagem, desde que tenham potencial para trabalhar na apropriação de conceitos.

substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto.

Uma bola, um caderno ou mesmo um brinco pode ser um objeto, posto que são elementos palpáveis e sobre os quais uma pessoa pode manter o seu foco. De igual modo, uma espada que esteja presa numa rocha é também um objeto.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.