Quais são os objetivos da qualidade?

Perguntado por: lmendes4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O objetivo da qualidade está relacionado ao fato de onde se quer chegar e o que deseja-se alcançar, por isso, devem ser mensuráveis. Mensuráveis quer dizer que o objetivo deve possuir metas concretas, que podem ser medidas.

Nesse sentido, a qualidade é um dos elementos mais importantes, pois pode potencializar a imagem da empresa, tornando-a mais bem-conceituada e desejada. Quando não há o esforço nesse sentido, isso pode afundar a organização em um amontoado de problemas, escândalos e reclamações.

O plano de qualidade é desenvolvido para descrever práticas, recursos ou parâmetros necessários para garantir a qualidade de um sistema. Em outras palavras, o plano de controle de qualidade garante que os funcionários tenham as informações certas para executar os processos de acordo com os padrões de qualidade.

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento. Neste post, é possível descobrir mais sobre cada um deles e como eles se relacionam entre si.

Os sete princípios de gestão da qualidade são:

  • Foco no cliente. ...
  • Liderança. ...
  • Engajamento das pessoas. ...
  • Abordagem de processo. ...
  • Melhoria. ...
  • Tomada de decisão baseada em evidências. ...
  • Gerenciamento de relacionamento. ...
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As 4 Eras das Qualidade:

  • Era da Inspeção.
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade.
  • Era da Garantia da Qualidade.
  • Era da Gestão da Qualidade Total.

O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco indicadores de objetivos de desempenho que você vai conferir a seguir: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.

Em outras palavras, as metas são os objetivos a serem alcançados e os indicadores são as ferramentas usadas para medir o progresso em direção a esses objetivos.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Os pilares são respectivamente:

  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Efetividade;
  • Otimização;
  • Equidade;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade.

A Qualidade, no sentido que pretendemos dar-lhe nesta comunicação, poderemos defini-la como uma forma de estar, de conviver e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.

É um sistema adotado pelas empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Ele torna o processo de produção mais unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

O guia PMBOK, publicado pelo Project Management Institute (PMI), estabelece um conjunto de processos para se gerenciar adequadamente a qualidade nos projetos.

  • 1 – Planejar o gerenciamento da qualidade em projetos. ...
  • 2 – Gerenciar a qualidade. ...
  • 3 – Controlar a qualidade.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.