Quais são os objetivos da educação formal?

Perguntado por: acarvalho4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, ...

A educação formal está ligada às escolas e instituições de formação; não formal com grupos comunitários e outras organizações; e informal cobre o que resta, por exemplo. interações com amigos, familiares e colegas de trabalho.

A aprendizagem formal é estruturada e orientada por currículos, com base em funções ou níveis fixados pela organização.

Por sua vez o processo formal ou a educação formal, que recebe essa caracterização justamente por ser algo planejado, ocorre, principalmente, a partir de dentro da instituição escolar. A escola acaba sendo um espaço privilegiado para esse processo, principalmente porque na escola não há espaço para a informalidade.

A educação formal é uma educação institucionalizada, ocorre em espaços sistematizados, suas atividades são assistidas pelo ato pedagógico e preocupa-se com a aquisição e construção do conhecimento que atendam as demandas da contemporaneidade, nas diferentes disciplinas escolares.

Resumo. A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos. Já a educação formal possui a função de preparar o educando para atuar efetivamente junto á sociedade, para tanto oferece o conhecimento cientifico.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

Ao mesmo tempo, a escola é um lugar central de aproximação metódica aos processos formais de aprendizagem. Aquilo que se aprende na escola, ao mesmo tempo que os conteúdos de saberes, são também formas de aprender.

A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento.

A aprendizagem é realizada por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que ocorrem na forma prática e não somente com um currículo organizado, como no ensino formal. Isso pode ser feito por meio de atividades lúdicas, por passeios em locais históricos ou mesmo visita uma biblioteca, por exemplo.

A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior.

A educação informal é realizada através de centros de educação pública, centros de educação profissionalizante bem como através do sistema de educação à distância.

A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino. Diversos projetos e parcerias com escolas surgiram dentro de universidades e centros de pesquisa em diferentes estados do nosso país.

Base Nacional Comum Curricular: contribuições da Educação não formal para a reflexão da diversidade cultural, identidade e questões regionais. A cultura tem um impacto interminável no desenvolvimento da personalidade de um sujeito, assim o tipo de educação depende da natureza da cultura de uma sociedade.

A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, de 1996, abriu caminho institucional aos processos educativos que ocorrem em espaços não formais ao definir a educação como aquela que abrange Page 3 11 Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 - 2020 “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na ...

O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.

Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.

A Educação Social permitirá que você trabalhe com pessoas em situação de vulnerabilidade e risco, com objetivo de inseri-las de forma que elas realmente ocupem seus espaços na sociedade.

A atuação do pedagogo tem por objetivo construir fundamentos sociais e cognitivos de formação do carácter infantil e juvenil a respeito da cidadania, bem como da convivência em sociedade. Palavras chave: Ensino formal. Educação não-formal.

A educação informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento Trata-se do processo de socialização dos indivíduos (GOHN, 2006b, p.