Quais são os objetivos da aprendizagem digital?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Primeiramente, a aprendizagem digital dispensa a necessidade de passagem de conteúdo de forma presencial, dando liberdade para que o aluno tenha acesso de qualquer lugar. Isso também retira a necessidade de tempo e lugar que formatos como palestras, seminários e aulas presenciais exigem.

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são recursos digitais que auxiliam no processo de ensino presencial e a distância, são definidos em vários tipos, incluindo: vídeo, animação, imagem, simulação, software educacional, hipertexto, jogos, infográficos, páginas web para ensino e aprendizagem.

A tecnologia digital permite gerar uma grande quantidade de dados educacionais. É possível identificar temas e conceitos nos quais os estudantes apresentam maior facilidade ou dificuldade de compreensão, bem como verificar o desempenho da turma e de cada aluno, individualmente.

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

Confira a lista:

  • Pé de Vento (ambiente digital de aprendizagem) ...
  • Ludo Primeiros Passos (jogo on-line) ...
  • Tartaruga Turbinada (livro digital) ...
  • Livros Digitais (livro digital) ...
  • Forma Palavras (jogo on-line) ...
  • Logos ABC (aplicativo) ...
  • Aulas Animadas (aplicativos e planos de aula) ...
  • Edmodo (redes sociais)

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês:
movimentar as partes do corpo para se expressar; explorar sons do próprio corpo e do ambiente; reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros; explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui dois principais objetivos: proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos alunos, e padronizar o ensino-aprendizagem, reduzindo, assim, as desigualdades educacionais na Educação Básica do Brasil.

Os objetos de aprendizagem digital podem ser usados tanto por professores, para aperfeiçoar o processo pedagógico, através de planejamento de atividades educativas mais interativas e criativas, quanto pelo próprio estudante, que pode utilizar os objetos digitais para aprender conteúdos fora do âmbito escolar.

Assim, a BNCC prevê que a escola possibilite aos estudantes apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se fluentes em sua utilização. Deve acontecer, também, a consolidação da aplicação dos recursos tecnológicos em cada disciplina, conforme explicitada nas orientações para o Ensino Fundamental.

Objeto virtual de aprendizagem é um recurso digital reutilizável que auxilie na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, por exemplo, imaginação e criatividade.

Aumenta o engajamento dos alunos
Em outras palavras, a tecnologia é capaz de contribuir para despertar o interesse e manter a atenção dos alunos, facilitando todo o processo de aprendizagem. Além de evitar notas baixas e a desistência em participar das aulas.

Aumentar a interação entre os alunos; Despertar o interesse dos estudantes; Integrar ferramentas usadas no cotidiano, como celular e computadores; Aumentar as possibilidades de métodos educacionais.

O grande benefício da educação digital é que ela proporciona aos educadores um universo imenso de métodos de ensino. Essa variedade de possibilidades aumenta as chances de gerar engajamento nos estudantes – afinal, como explicamos antes, a maioria deles são nativos digitais.

Por meio dela, é possível organizar chats, comunidades virtuais, softwares colaborativos, videochamadas etc. Esses recursos integrados facilitam o acesso a novas informações e conhecimentos, o que faz com que assimilemos diferentes formas de pensar e de interagir com as outras pessoas.

A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos.

Interativos (I): Necessitam do input do usuário para serem utilizados. Avaliativos: Fornecem um feedback sobre a aprendizagem do usuário. Exem- plos: questionários. Exploratórios: Permitem alterar o estado do objeto para obter novas saídas e informações.

As competências digitais não consistem apenas em aprender e desenvolver habilidades tecnológicas. Também envolvem a aquisição de conhecimentos, valores, atitudes, regulamentos e ética sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, de modo a tirar o máximo de proveito delas.

Por isso, para a autora, um sujeito letrado é aquele que aplica suas habilidades de leitura e escrita em seu contexto, compreendendo seu lugar na sociedade. O letramento digital é, então, a capacidade de utilizar ferramentas virtuais como modo de exercer papeis sociais e contribuir, de alguma forma, com a comunidade.

O termo alfabetização digital tem sido usado para designar um tipo de aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais.