Quais os 4 objetivos da alquimia?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Os alquimistas intensificaram a procura por esse elixir por meio de experiências laboratoriais e usavam os 4 elementos considerados essenciais em seus trabalhos: água, ar, fogo e terra.

A Alquimia é um estudo profundo de uma vida inteira, onde a principal transformação acontece dentro do próprio alquimista. PARA QUE ESSE CURSO EXISTE? A partir dessa imersão, você conhecerá muito do mistério ocultado. Perceberá os Multiversos, a conexão entre Espírito e matéria, a vasta imensidão da Criação.

Os alquimistas procuravam intensificar a busca deste Elixir através de experiências laboratoriais que utilizavam os quatro elementos, essenciais nos trabalhos alquímicos: fogo, água, terra e ar.

Os principais objetivos da alquimia seriam a aquisição do ouro pela transmutação de outros metais e a produção do elixir da longa vida. A Pedra Filosofal era um objeto de interesse dos alquimistas, que serviria para acelerar e permitir as reações químicas necessárias.

Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493.

Na época medieval, os alquimistas eram os pesquisadores que estudavam por meio da observação da natureza, faziam experimentos, procedimentos químicos, usavam aparelhos, instrumentos e materiais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Alquimia era praticada por diversos membros da Igreja Católica.

Em sua busca por transformações que “curassem” metais e pessoas, os alquimistas descobriram novos metais (arsênico e antimônio) e substâncias (ácidos e bases fortes). Também criaram e aperfeiçoaram técnicas de filtração, destilação, cristalização de sais e purificação de metais.

Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro.

A alquimia possuía dois objetivos principais: a capacidade de transmutar metais em outros mais evoluídos, como ouro, e a busca por um elixir da longa vida, o qual seria capaz de curar qualquer doença.

Práticas da alquimia
A transmutação de metais menos valiosos que o ouro; Criar o elixir da longevidade, curador de todas as doenças e garantidor de uma possível imortalidade; Fazer um ser humano, uma vida artificial; E tornar a realeza mais rica, com o intuito de valorizar a profissão dos alquimistas.

Alquimistas em um laboratório. A alquimia é a utilização de técnicas experimentais, laboratoriais e de substâncias químicas para a manipulação da matéria, a fim de atingir objetivos como a transmutação do ouro e a produção do elixir da longa vida.

A alquimia possuía dois objetivos principais: a capacidade de transmutar metais em outros mais evoluídos, como ouro, e a busca por um elixir da longa vida, o qual seria capaz de curar qualquer doença. Contudo, deve-se entender que a alquimia transcendeu as técnicas experimentais puras feitas em laboratório.

Na história dessa ciência é possível perceber dois momentos independentes e em regiões diferentes do mundo: Alquimia Chinesa e Alquimia Ocidental. A alquimia na China antiga está ligada ao budismo e não deseja criar ou recriar a vida humana, nem tem algum tipo de busca ou até mesmo a existência da Pedra Filosofal.

Pode-se dividir a alquimia em dois movimentos: a Alquimia chinesa e a Alquimia Ocidental, esta última desenvolvendo-se ao longo do tempo no Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma, Índia, Mundo Islâmico, e Europa.

São indústrias de tinta, fertilizantes, açúcar e álcool e as que querem lidar melhor com os resíduos da produção. Todas elas necessitam do trabalho básico do químico'', relata o professor, que diz ainda que o piso salarial da profissão é de seis salários mínimos - cerca de R$ 2.790 - por 40 horas de trabalho.

O que é a Pedra filosofal:
Pedra filosofal é um objeto ou substância lendária com poderes incríveis, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Um dos objetivos da alquimia era a criação da pedra filosofal.