Quais são os números ordinais de 1 a 100?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

São exemplos de números ordinais: primeiro (1.º), segundo (2.º), terceiro (3.º), décimo primeiro (11.º), vigésimo (20.º), trigésimo (30.º), quadragésimo (40.º), quinquagésimo (50.º), septuagésimo (70.º) e octogésimo quarto (84.º). Ex.

Os numerais podem ser cardinais ou ordinais. O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.

Números ordinais e cardinais
Os números cardinais indicam a quantidade ou contagem precisa de algo, por exemplo: um, dois, três, quatro, cinco, etc. Os números ordinais indicam a posição, ordem ou sequência, por exemplo: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, etc.

Como fazer o símbolo de numeral ordinal no word

  1. ALT + 167 = º
  2. ALT + 166 = ª
  3. ALT + 0186 = º
  4. ALT + 0170 = ª
  5. ALT + Ctrl+ [ = ª
  6. ALT + Ctrl+ ] = º

A razão: qual o ordinal de 200? É ducentésimo: O governo não deixou passar em branco o ducentésimo dia de mandato de Jair Bolsonaro. Que tal recordar os ordinais de 10 a 1.000?

Escrevem-se assim:

  1. 150.º – centésimo quinquagésimo.
  2. 283.º – ducentésimo octogésimo terceiro.
  3. 85.º – octogésimo quinto.

Referimo-nos assim ao primeiro (1.º), vigésimo sétimo (27.º), centésimo (100.º)...

75.º - septuagésimo quinto; 93.

Exemplos: Ela ficou em quingentésimo lugar no concurso (quingentésimo é um ordinal que, em uma sequência, corresponde ao número 500).

São exemplos de números ordinais: primeiro (1.º), segundo (2.º), terceiro (3.º), décimo primeiro (11.º), vigésimo (20.º), trigésimo (30.º), quadragésimo (40.º), quinquagésimo (50.º), septuagésimo (70.º) e octogésimo quarto (84.º). Ex. 1: "As minhas meias ficam na segunda gaveta".

111: centésimo décimo primeiro; 500: quingentésimo; 655: sexcentésimo quinquagésimo quinto; 700: septingentésimo.

Os números cardinais são aqueles que expressam quantidades exatas de seres através das palavras: um, dois, três, quatro, cinco, etc. Exemplo: Comprei cinco caixas de chocolate. No exemplo acima pode-se identificar que a palavra cinco determina a quantidade de caixas que foram compradas.

Assim, por exemplo, uma vez que 20º se lê como vigésimo, então 23º será vigésimo terceiro. Do mesmo modo, sendo 80º octogésimo, então 85º será octogésimo quinto.

Regra geral para leitura e grafia de numerais cardinais
são separadas por vírgulas, com a conjunção e ligando as unidades, dezenas e centenas dentro de cada classe. A leitura do número 1.000 é "mil". O número "um mil" não existe.

Esses números são utilizados para representar a ordem de algo ou a sua posição. Por exemplo: no caso da fila de banco, temos quem será atendido primeiro, segundo, terceiro, e assim sucessivamente; ou, para mostrar o campeão de uma corrida, temos o primeiro colocado, o segundo colocado e o terceiro colocado.

Podem ser classificados como cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários, sendo cada tipo usado em contextos numéricos distintos. A maioria dos numerais é invariável, mas em alguns casos (como os números ordinais) há flexão de gênero, havendo uma forma no masculino e outra no feminino.

Os numerais ordinais indicam um número de ordem ou posição numa série: primeiro, segundo, terceiro, quarto, décimo, centésimo. Podem ser representados de forma abreviada: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 10.º, 100.º.

Continuar lendo É números ordinais?