Quais são os números dos Orixás?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Numerologia dos Orixás – Odus

  • NÚMERO 1 – OKANRAN. Regido por Exu, OKANRAN Odu faz com que você pareça ser agressivo. ...
  • NÚMERO 2 – EJIOKÔ ...
  • NÚMERO 3 – ETA-OGUNDÁ ...
  • NÚMERO 4 – YROSUN. ...
  • NÚMERO 5 – OXÉ ...
  • NÚMERO 6 – OBARÁ ...
  • NÚMERO 7 – ODI. ...
  • NÚMERO 8 – EJIONILE.

Assim teremos, pela ordem: Bará, Ogum, Yansã, Xangô, Obá, Odé, Otim, Ossanyn, Xapanã, Oxum, Yemanjá e Oxalá, os doze Orixás cultuados no nosso estado.

NÚMERO 7 – ODI
Regido por Omolu e Exu, ODI Odu lhe ajuda a conquistar o que deseja e a se sentir realmente satisfeita com suas conquistas.

Conhecendo os Orixás da Umbanda: Oxalá, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Além disso, podemos destacar Omulu, poderosa divindade responsável pelos poderes de cura e doença; Xangô, senhor dos raios e trovões; Iemanjá, a mãe de todos os orixás; e Oxalá, o grande orixá da criação.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami.

Este odu tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva, ele propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas pelo menos aliviados. É um odu de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a defender o consulente em todos os aspectos.

As cabeças foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Oxalá (21/01 a 19/02)
Luta com afinco para conseguir a sua liberdade profissional e financeira.

O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu.

O número 5 na numerologia é considerado o transgressor, significando também evolução pessoal. O número 5 ainda representa a estrela de 5 pontas, o pentagrama e a representação do homem diante ao universo. O pentagrama tem como significado a evolução, a liberdade e o sentimento de aventureiro da humanidade.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Obaluaiê

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Orixá Exu

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).